Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Grandes designers: Charles e Ray Eames

2 de maio de 2013 | Categoria: Designers| Seja o primeiro a comentar!

Depois de apresentar a vida e obra de Arne Jacobsen e Vladimir Kagan, chegou a vez do casal mais querido da história do design mobiliário: Charles e Ray Eames. Casados em 1941, a dupla sempre procurou inovar, enquanto a maioria dos outros artistas e designers contentavam-se com o que já existia.

Os lindos, Charles e Ray, se casaram em 1941, um ano depois de se conhecerem. Apressadinhos?

O Cabideiro Hang it All foi projetado, originalmente, para público infantil, em 1953. Mas os papais gostaram tanto da ideia que não resistiram ao objeto que lembra partículas de átomos e moléculas

Eles foram considerados os pioneiros em projetos avançados de móveis e arquitetura. Passaram a utilizar novos materiais para época em que viveram, como madeira compensada e plástico reforçado com fibra de vidro, usados para baixar custos e democratizar as peças que vendiam. E engana-se quem pensa que o casal moderno ficou apenas no campo do design mobiliário, eles também fizeram filmes, casas e livros. Acredita?

A La Chaise foi criada pelo casal de designers Charles e Ray Eames, em 1948, tendo como inspiração a escultura Reclining Nude (1927), do artista francês Gaston Lachaise

Charles Eames nasceu em 1907, em Saint-Louis, nos Estados Unidos, e estudou arquitetura na Washington University. Foi contemporâneo de Harry Bertoia e Eero Saarinen, outros grandes designers que vamos falar mais adiante. Ray Kaiser nasceu em 1912 – ano do naufrágio do Titanic -, em Sacramento, também nos Estados Unidos, e estudou Artes Plásticas na Art Students League. Os dois se conheceram em 1940 (1 ano depois se casaram, apressadinhos) e construíram a própria casa, em 1949, que se tornou uma das maiores referências da arquitetura no pós-guerra.

A Cadeira DKR foi inspirada na mais famosa torre do mundo: a Torrei Eiffel, em Paris.

Outra curiosidade é que o casal foi tema do longa metragem “Eames: The Architect and The Painter”. Com entrevistas de amigos e familiares – como a filha de Charles, Lucia, e o neto Eames Demetrios -, o filme é um testemunho da história da arquitetura e do design do século 20, como mostra o trailer abaixo:

Gostou de conhecer melhor o casal Eames? Compartilhe nos comentários suas experiências com os produtos produzidos por eles.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!