Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Grandes designers: Arne Jacobsen

12 de março de 2013 | Categoria: Decoração · Designers| Seja o primeiro a comentar!

Hoje começamos aqui no blog uma série para apresentar os designers responsáveis pelos lindos móveis de decoração que oferecemos na nossa loja. O primeiro escolhido é Arne Jacobsen.

O dinamarquês, nascido em 1902, no berço do design orgânico, pode ser considerado uma figura fundamental na produção artística do século 20. Responsável por alguns dos mais famosos desenhos de mobiliário moderno, como as cadeiras Ant (formiga) ou da Série 7, começou a carreira trabalhando como aprendiz em obras, colocando tijolos e argamassa em construções residenciais.

A série 7 (1955) é uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo

Mas seu interesse por conhecer as formas e texturas o levou a conseguir uma bolsa na Academia Real de Artes de Copenhague, na Dinamarca, onde se formou arquiteto em 1927. Neste mesmo ano, conheceu o arquiteto Poul Holsoe, com que trabalhou até 1930. O grande salto para o designer foi dado em 1929, quando abriu seu atelier e abandonou o pensamento neo-classicista. Arne passou a conversar com o novo estilo internacional, o funcionalismo.

Arne criou a Poltrona Egg para o Royal SAS Hotel, em Copenhague, na Dinamarca

Já no final dos anos 1950, ele desenvolveu aquele que seria o seu grande projeto de interiores, o Royal SAS Hotel, também na Dinamarca. Lá, o artista criou praticamente tudo, incluindo a famosa poltrona Egg, o sofá Swan e a série 3300.

A Poltrona Swan também é um dos clássicos de Jacobsen

Jacobsen conseguiu criar um estilo limpo, funcional e elegante, com formas simples, que lembram o minimalismo! Gostou de conhecer melhor esse grande designer? Compartilhe nos comentários suas experiências com os produtos produzidos por ele.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!