Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Série Estofados – Características do couro

29 de janeiro de 2013 | Categoria: Decoração · Dicas| Seja o primeiro a comentar!

Muitos clientes nos perguntam quais são as diferenças entre couro, couríssimo, chenille e suede – os principais tipos de estofados que trabalhamos em nossos produtos. A partir de hoje, vamos explicar as características de cada um deles para que você possa fazer uma boa escolha. O primeiro a ser analisado é o couro.

A Poltrona Costela tem revestimento em couro ou couríssimo

O couro vem sendo utilizado desde a antiguidade, é poroso, permite à pele respirar, sendo, portanto permeável à transpiração (responsável pelo conforto na sua utilização). É elástico e flexível, muito resistente à flexão, à tração (estiramento) e à abrasão (atrito).

O Sofá Barcelona tem opções em couro, couro ecológico ou tecido fornecido pelo cliente

Entende-se por couro natural, todas as peles animais (de bovinos, suínos, caprinos ou outros animais exóticos), que tenham sido tratados (por processo químico chamado curtimento) e cujas fibras de sua estrutura foram modificadas com auxílio de produtos químicos (naturais ou sintéticos chamados curtentes). Devido à aplicação de resinas especiais, todos os tipos de couro podem ser envernizados. O que apresentam em comum, é o aspecto final altamente brilhante, e que todos após envernizados, se tornam impermeáveis.

A Poltrona e Puff Charles Eames tem revestimento em couríssimo ou couro natural bovino

O couro sintético é aquele que, em sua composição, apresenta fibras sintéticas, como: poliéster, nylon e poliuretano. Com o avanço da tecnologia este tipo de couro evoluiu muito nos últimos anos e a procura por este tipo de artigo é muito grande. Em específico o poliuretano proporciona maior conforto térmico e com isto elimina a sensação desagradável de grudar no corpo que alguns couros sintéticos podem transmitir. Uma grande diferença entre o couro natural e o sintético é que suas cores seguem um padrão regular e não possuem as irregularidades comuns do couro natural.

Muito parecido com o couro ecológico, o couríssimo tem, basicamente, a mesma composição: 70% de policloreto vinílico (PVC), 25% de poliéster e 5% de poliuretano. Ambas possuem uma base em tecido 100% algodão.

O Sofá LC2 2 lugares tem opções em couríssimo, suede e couro

A diferença básica entre eles esta na textura, o couro ecológico é mais macio e maleável e dependendo do modelo do estofado é mais adequado dando mais caimento ao produto. O couríssimo possui uma gama muito grande de texturas e é o material que mais se assemelha ao couro natural.

Alguns materiais sintéticos, como os corinos e corvins, com o decorrer do tempo ressecam e trincam, já os couros ecológicos e couríssimos são muito resistentes ao ressecamento mantendo-se macios e agradáveis por muito tempo.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários suas experiências com esses materiais.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!