Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Grandes designers e seus clássicos

5 de novembro de 2012 | Categoria: Decoração · Designers| Seja o primeiro a comentar!

“Design é a busca constante da forma, uma forma de sensibilizar a alma” – Farah Bucater

Nesta segunda-feira (5), comemora-se o Dia Nacional do Designer. Para celebrar a data, reunimos grandes clássicos do design de mobiliário para você entender a frase acima, “a forma de sensibilizar a alma”. Muitos desses objetos foram criados há anos, mas mantem-se atuais e modernos até hoje. Afinal, o design de qualidade, assim como a música e a pintura, não tem idade. Confira:

Arne Jacobsen

Nascido em Copenhague, em 1902, o arquiteto e designer dinamarquês Arne Jacobsen foi pedreiro antes de estudar arquitetura. Formou-se em 1927, na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também lecionou a partir de 1956. Enquanto ainda era estudante, ele apresentou uma cadeira que tinha projetado a importante “Paris Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes” e foi premiado com uma medalha de prata. Em 1951 criou a cadeira Ant, e, em 1955, a Série 7, que se tornou uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Na área da arquitetura, os seu projetos mais conhecidos são o St Catherine’s College, Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhaguen para onde desenhou a cadeira Egg, em 1957.

Poltrona Egg

Poltrona Swan


Cadeira Jacobsen

Charles e Ray Eames

Charles Eames nasceu em Saint-Louis, em 1907, e estudou arquitetura na Washington University. Em 1940, conheceu Ray Kaiser (1912-1989), californiana, artista plástica por formação, que mais tarde se tornaria sua esposa. Juntos, eles foram considerados os pioneiros em projetos avançados de móveis e arquitetura. Passaram a utilizar novos materiais para época em que viveram, como madeira compensada e plástico reforçado com fibra de vidro, usados para baixar custos e democratizar as peças que vendiam.

Cadeira DKR (Eames DSR)



Poltrona e Puff Charles Eames

Cabideiro Hang-it-all

La Chaise

Mies Van Der Rohe

Símbolo do modernismo, o arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, morto em 1969, foi um dos principais representantes da arquitetura do vidro e do aço. Seus trabalhos de design de prédios e de móveis foram marcados pelo racionalismo, com formas geométricas, simplicidade e sofisticação. Entre seus projetos arquitetônicos mais importantes está o pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona (demolido após a feira, mas reconstruído em 1986 em homenagem ao criador). Nesse pavilhão foi apresentada uma de suas principais criações em mobília: a cadeira Barcelona.

Poltrona Barcelona

Cadeira Brno

Chaise MR

E aí, aprovou esses clássicos?

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!