Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Limpeza de móveis: Estofados

23 de outubro de 2012 | Categoria: Dicas · Limpeza| Seja o primeiro a comentar!

O segundo post da nossa série “Limpeza de móveis” traz dicas sobre cuidados com os estofados. Na hora de limpar o sofá, a poltrona, o pufe, é preciso ficar atento ao tipo de revestimento para não danificá-lo. Confira as dicas:

.: Veja também: Limpeza de móveis – Madeira

Tecidos leves
Para a eliminação da poeira, use aspirador de pó em baixa rotação. Para manchas, usar apenas um pano limpo e seco ou papel toalha absorvente, sem esfregar o tecido.

Couro ou vinil
Limpe com pano levemente úmido, de preferência branco, e finalize com um pano seco para evitar manchas. Nunca use detergente, pois ele tira o brilho do estofado. A cada três meses, passar um pano umedecido com vaselina líquida sobre o revestimento, deixando penetrar bem, porém, sem deixar excessos, mantendo assim as características originais do couro. Nunca use óleo; ele endurece o estofado.

Korino
Limpar somente com pano úmido e sabão neutro, podendo ser inclusive detergente neutro de lavar louças. Evitar molhar diretamente sobre o local para não enrijecer o korino.

Couríssimo, courino, courvin ou couro ecológico
Para limpar, utilize somente pano úmido, enxugando rapidamente. No caso de sujeiras mais intensas, vale a agilidade em usar um pouco de sabão neutro logo depois do acidente, mas é importante secar imediatamente a área.

Alcântara ou camurças
Passe pano de algodão branco, limpo e macio, umedecido em água e sabão neutro. Remova o sabão com pano de algodão embebido em água fria. Depois de seco, escovar no sentido do pêlo. Não lavar a seco. No dia-a-dia, basta utilizar um aspirador em potência média e uma escova com cerdas finas.

Algodão, sarja, veludo ou chenile
Eles devem ser limpos regularmente com o aspirador de pó em potência média e uma escova bem macia e seca. Não utilize produtos químicos, pois atacam as fibras, diminuindo a resistência, o brilho e a vida útil. Cuidado com o sol: se expostos por muito tempo mancham e perdem o brilho.

Dica para todos os estofados: Nunca esfregue a escova ou o pano com muita força, pois a mancha pode se espalhar e danificar o tecido.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!