Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Limpeza de móveis: Madeira

15 de outubro de 2012 | Categoria: Dicas| Seja o primeiro a comentar!

Até o próximo mês, uma vez por semana, vamos trazer para vocês dicas de como limpar seus móveis sem causar danos a eles, para que possam durar mais tempo. O primeiro post da série é sobre a limpeza dos móveis de madeira.

Antes disso, é importante lembrar que, para saber qual a maneira correta de limpar seus móveis, a primeira dica é verificar se há alguma instrução de uso mostrando quais os produtos específicos são destinados para sua limpeza. Outra questão importante é saber o tipo de acabamento e de material que foi usado na fabricação do móvel.

Confira nossas dicas:

Madeira envernizada
Remova a camada mais grossa de poeira com espanador para não arranhar. Em seguida, passe um pano limpo. Os lustra-móveis disponíveis no mercado limpam facilmente suas superfícies. Se você tem móveis antigos desse tipo, uma dica importante é experimentar a cera sólida, pois ela dá um acabamento mais duradouro. Usar luvas de algodão ou de lã na hora da limpeza podem trazer um resultado ainda melhor: os móveis não ficarão marcados com impressões digitais. Jogar um pouco de amido de milho na superfície de móveis recém-envernizados ajuda a remover o excesso de oleosidade da peça. Não use sabões, palhas de aço e produtos abrasivos.

Madeira laqueada
O móvel laqueado recebe três ou quatro demãos de um produto nivelador. O processo de laqueação é como se fosse um reboco, mas para marcenaria. Ele pode ser higienizado com uma esponja macia ou pano e sabão de coco. Posteriormente, para da brilho final, deve ser usada uma flanela limpa e seca. Outra dica, especialmente para retirar manchas em madeira laqueada branca, é esfregar um pano embebido em leite puro no local da mancha. Depois, passe pano embebido em água e seque. Nunca use álcool ou derivados na limpeza das peças. Também evite deixar a peça laqueada no sol para que não haja mudança na sua tonalidade, além de ressecar a pintura.

Madeira tratada com óleo
Superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e convidativo e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para mantê-los bonitos. Tome cuidado para não passar cera em um móvel encerado. A cera entope os poros da madeira, causando seu ressecamento e tornando-a quebradiça.

Madeira pintada
Esses móveis talvez sejam os mais fáceis de limpar, pois a forma de cuidado é bem simples. Para mantê-los limpos utilize um aspirador de pó e uma esponja macia de vez em quando para retirar marcas de dedos e copos que podem estragar o móvel. Cuidado: lustra-móvel pode manchar, já a cera (sólida) deve ser usada apenas uma vez no ano.

Madeira especial
Para madeiras especiais como vime, ratam, sisal, bambu e junco, utilize apenas um espanador ou um pano seco e macio. Não use solventes como tíner, aguarrás ou removedor. Não exponha o móvel à luz solar e à umidade, eles são próprios para decoração interna.

Você possui alguma outra dica sobre limpeza de móveis? Compartilhe conosco!

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!