Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

La Chaise By Charles Ray Eames

3 de setembro de 2014 | Categoria: Decoração Temática · Poltronas| Seja o primeiro a comentar!

Como surgiu a La Chaise?

Ela foi projetada em 1948 por Charles e Ray Eames para participar do concurso promovido pelo MOMA  (Museu de Arte Moderna de Nova York),  “Design de Mobiliário de Baixo Custo”,  cujo objetivo era incentivar  a fabricação de móveis acessíveis (de baixo custo)  e que coubessem empequenos espaços, já que eram poucos os  disponíveis no mercado.  Essa era uma maneira de lidar com a urgência da chegada dessas peças e incentivar a produção nos anos do pós guerra.

la-chaise

 

Charles e Ray Eames na confecção da La Chaise em 1948.

 

gaston_lachaise_floating_figure

A chaise foi inspirada nessa escultura de Gaston Lachaise, chamada de “Nu Reclinado” de 1927. O nome do escultor também inspirou o nome da mesma. Logo após a concepão da cadeira, Charles e Ray Eames identificaram que essa escultura flutuante desenvolvida por Gaston Lachaise poderiasentar-se confortavelmente nela.

La-Chaise

 

Embora  se visualize perfeitamente a escultura de La Chaise, a sua forma também lembra um pássaro. Concorda? A leveza da estrutura foi sublinhada visualmente perfurando a parte com o maior volume , um dispositivo estilístico também usado por escultores como Henry Moore.

 

Eames-La-Chaise-by-Charles-and-Ray-Eames

Perfeita. Olha como a mulher parece aninhada no corpo dum pássaro! 

La-Chaise-inspirada-na-escultura-de-

 

Apesar da beleza e inovação, a La Chaise não recebeu o prêmio do Concurso Internacional do MOMA.(foi considerada entre outras coisas, cara para época) já que se tratava de uma competição demobiliário de baixo custo. Entretanto, foi destacada pelo júri, que admirou a  beleza do design e a inventividade do casal.

La-Chaise

 

Conforto e ergonomia que se percebe ao olhar, o formato da La Chaise e como o recamier se adapta ao formato e conforto do corpo.

 

Mesa-Saarinen-lateral

 

Poltrona La-Chaise e a mesa saarinen lateral, um casamento perfeito

 

La-Chaise-no-quarto-da-Meg-an-Lili

 

Poltrona La-Chaise no quarto da Megan Lili na novela da Globo Geração Brasil. A poltrona está com uma cor ultra chique. Linda de viver!

 

La-Chaise-by-Charles-e-ray-eames

Finalmente, em 1990 entrou em produção e atualmente é uma das obras mais conhecidas, com assinatura Eames. Esbanja beleza e sofisticação, como uma obra de arte.

A estrutura da La Chaise é em madeira  natural envernizada ou escurecida com hastes em aço inox. Concha em fiberglass, pintura automotiva PU em todas as cores. O link abaixo contém medidas da peça, prazo de entrega, valores,  e demais característicaswww.modernidademoveis.com  

A forma elegante da La Chaise fez com que ela fosse uma das peças mais notáveis entre as selecionadas na competição. Ela prova mais uma vez a genialidade do casal 20 do designer mundial, Charles e Ray Eames.

Forte abraço.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!