Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Grandes designers: Eero Saarinen

28 de maio de 2013 | Categoria: Designers| Seja o primeiro a comentar!

Já contamos a histórias de designers famosos por aqui, como: Arne Jacobsen, Vladimir Kagan e do casal Charles e Ray Eames. Hoje vamos contar, com muita honra, a história do queridíssimo Eero Saarinen.

O arquiteto Finlandês, nascido em 1910, filho de um arquiteto e de uma escultora, designer têxtil e fotógrafa, já vivenciava o design desde pequeno.  Aos 12 anos ele ganhou, na Finlândia, um concurso de design e, aos 13, foi para os EUA e começou sua carreira fazendo cursos de escultura e mobiliários de design na escola Cranbrook Academy of Art, onde seu pai era professor.

Eero tinha a noção de que um “objeto” deveria ser utilizado de acordo com um contexto mais amplo: “uma cadeira para uma sala, uma sala para uma casa, uma casa para um lugar e um lugar para uma cidade”.

Seu primeiro projeto reconhecido foi a Cadeira Tulipa, projetada juntamente com Charles Eames. Ela levou o prêmio de primeiro lugar na competição “Design Orgânico em casa Mobiliário”.

Durante sua associação com a empresa Knoll ele desenhou diversos móveis, entre eles a coleção Womb, que foi inspirada no útero feminino. Esta coleção é composta pelo sofá e a poltrona Womb, que são super confortáveis, de forma orgânica e de dimensões generosas.

A Mesa Tulipa, que faz parte da coleção Pedestal, é um clássico da decoração. Por ser extremamente versátil, ela é apropriada para diversos ambientes e aceita composição com as famosas cadeiras tulipas.

Gostou de conhecer melhor esse grande designer? Compartilhe nos comentários suas experiências com os produtos produzidos por ele.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!