Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Decore sua casa com patchwork

2 de outubro de 2012 | Categoria: Cores · Decoração · Tendências| Seja o primeiro a comentar!

Quem nunca se encantou com a colcha de retalhos da vovó? A técnica é chamada de patchwork, que é arte de unir tecidos com cores e formas variadas, formando mosaicos com características singulares. O quilt é o resultado final, o nome da peça acabada – acolchoamento formado pela união do topo com a manta acrílica e o tecido de fundo, preso por pespontos. Eles podem ser aplicados tanto nos móveis como em objetos de decoração da casa ou até mesmo em acessórios pessoais, como bolsas.

Apesar de estar na moda, a técnica é bem antiga, há registros de roupas nesse estilo do tempo dos faraós. Entretanto, sua força veio da Europa, durante a Idade Média, quando a peça tinha muita importância e era usada sob as pesadas armaduras de ferro no intuito de proteger o corpo dos cavaleiros nas intrépidas aventuras diárias. Naquela época, também eram feitas colchas de patchwork e de quilt para o aquecimento. A modernização da técnica aconteceu na década de 1970 no Brasil, quando perceberam que as peças poderiam ser grandes aliadas da decoração.

A poltrona Suzy Patchwork e o Sofá Suzy Duola são um exemplo de belas peças feitas com essa técnica milenar. Os objetos estrelaram até na Globo, fazendo parte do cenário do programa “Encontro com Fátima Bernardes”. No site da Modernidade Móveis, temos 36 modelos disponíveis para a poltrona \o/

Outra bela opção é o Aparador Patchwork, de Carolina Haveroth. Da brasilidade das flores até traços minimalistas; do rústico ao romantismo clássico: tudo é inspiração para a designer que reinventa a cerâmica a cada coleção.


O que você achou? Já tem algum objeto com patchwork na sua casa?

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!