Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Tipos de lâmpadas para a sua casa

21 de setembro de 2012 | Categoria: Dicas · Iluminação| Seja o primeiro a comentar!

A iluminação faz toda a diferença! Para casas e apartamentos, quatro tipos de lâmpadas são mais usadas. Além da diferença do tipo de luz que emitem, elas também diferem no consumo de energia e durabilidade. Conheça cada uma delas:

  • Lâmpada incandescente

A lâmpada incandescente é considerada a mais comum, entretanto, está sendo cada vez menos usada porque consome muita energia, para gerar pouca iluminação. Apenas 5% da eletricidade que ela usa vira luz, o restante transforma-se em calor. Outro ponto negativo é que elas tendem a aquecer o espaço.

.: Veja mais posts sobre iluminação

  • Lâmpada fluorescente

A queda da lâmpada incandescente se deve, em partes, pela popularização da lâmpada fluorescente. Alternativa mais econômica, elas podem gerar até oito vezes mais luz com a mesma quantidade de energia, se comparadas com as incandescentes. Elas podem ser tubulares (tubos longos, comumente usados em cozinhas e escritórios) ou compactas (que podem vir com o reator embutido e ser colocadas no mesmo bocal da incandescente). A luz emitida pode ser tanto branca, quanto amarela e em ambos os casos, a lâmpada não esquenta demais.

  • Lâmpada halógena

Também são consideradas lâmpadas incandescentes, mas por possuírem halogêneo (bromo ou iodo) em sua constituição, são chamadas de halógenas. Essas lâmpadas produzem um tipo de luz mais direcionada. Muitas possuem variedade no ângulo do facho de luz, possibilitando destacar um objeto ou detalhe do ambiente. Elas usam menos energia que as incandescentes, mas também esquentam e não são indicadas para iluminação geral de ambientes.

  • LEDs

Os LEDs são as lâmpadas do futuro. Convertem energia elétrica diretamente em energia luminosa, através de pequenos chips. É um produto ecologicamente correto, pois seu consumo de energia é muito baixo e apresenta uma vida extremamente longa. Estão cada vez mais populares, mas ainda não ganharam muita fama devido ao seu preço.

Qual tipo de lâmpada você usa na sua casa? Compartilhe conosco!

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!