Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Como escolher a cor certa para decorar sua casa

19 de setembro de 2012 | Categoria: Cores · Decoração · Dicas| Seja o primeiro a comentar!

A escolha da cor certa para cada ambiente da casa é uma das partes mais difíceis na decoração. São paredes, quadros, tapetes, poltronas… Um mundo de opções! Além disso, de acordo com o Feng Shui, as cores são terapêuticas e repletas de energias e sensações, por isso, precisamos ficar atentos para optar por algo que nos agrade e que, ainda, possa nos ajudar no dia a dia.

.: Leia mais posts sobre esse assunto

No quarto do casal, é interessante dar preferência para as cores quentes, como vermelho e laranja, mas em tons mais claros. Cores escuras nesse cômodo podem prejudicar o sono.

Se tiver filhos, uma boa dica para o quarto das crianças é, ao invés de pintar as paredes, pintar o teto. Os baixinhos mudam de opinião e ficam entediados com muita facilidade, então, é preciso alguns truques para tornar a mudança nesses cômodos algo fácil. Adesivos de parede são bem divertidos de colocar e fáceis de serem trocados sem estragar a pintura. Outra dica legal é transformar uma das paredes em uma lousa para as crianças soltarem a imaginação e decorem com o desenho que elas quiserem.

A sala e o corredor são onde há liberdade para ousar e usar cor e tons que quiser (lembrando que a cor não é apenas nas paredes, mas, principalmente, nos objetos). Só evite cores escuras em cômodos pequenos, pois eles dão sensação de diminuir o local.

Na cozinha, use cores nos detalhes e objetos para quebrar o branco. Fique atento na escolha do preto, pois pode dar a impressão de um local pouco acolhedor, com sensação de ambiente industrial. Se a cozinha é branca ou cinza, dê atenção aos detalhes como uma mesa ou armário em madeira para dar mais aconchego.

O significado das cores*

  • Branco - Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.
  • Amarelo – Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.
  • Laranja - Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.
  • Vermelho - Paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.
  • Verde - Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza. Os tons muito escuros, no entanto, podem significar inveja.
  • Azul - Tranquilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.
  • Violeta – Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.
  • Preto - Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão.

* Com informações do Portal Casa e Jardim

#ficaadica: Teste as melhores cores para a sua casa com o simulador de decoração da Suvinil

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!