A escolha da cor certa para cada ambiente da casa é uma das partes mais difíceis na decoração. São paredes, quadros, tapetes, poltronas… Um mundo de opções! Além disso, de acordo com o Feng Shui, as cores são terapêuticas e repletas de energias e sensações, por isso, precisamos ficar atentos para optar por algo que nos agrade e que, ainda, possa nos ajudar no dia a dia.
.: Leia mais posts sobre esse assunto
No quarto do casal, é interessante dar preferência para as cores quentes, como vermelho e laranja, mas em tons mais claros. Cores escuras nesse cômodo podem prejudicar o sono.
Se tiver filhos, uma boa dica para o quarto das crianças é, ao invés de pintar as paredes, pintar o teto. Os baixinhos mudam de opinião e ficam entediados com muita facilidade, então, é preciso alguns truques para tornar a mudança nesses cômodos algo fácil. Adesivos de parede são bem divertidos de colocar e fáceis de serem trocados sem estragar a pintura. Outra dica legal é transformar uma das paredes em uma lousa para as crianças soltarem a imaginação e decorem com o desenho que elas quiserem.
A sala e o corredor são onde há liberdade para ousar e usar cor e tons que quiser (lembrando que a cor não é apenas nas paredes, mas, principalmente, nos objetos). Só evite cores escuras em cômodos pequenos, pois eles dão sensação de diminuir o local.
Na cozinha, use cores nos detalhes e objetos para quebrar o branco. Fique atento na escolha do preto, pois pode dar a impressão de um local pouco acolhedor, com sensação de ambiente industrial. Se a cozinha é branca ou cinza, dê atenção aos detalhes como uma mesa ou armário em madeira para dar mais aconchego.
O significado das cores*
- Branco - Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.
- Amarelo – Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.
- Laranja - Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.
- Vermelho - Paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.
- Verde - Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza. Os tons muito escuros, no entanto, podem significar inveja.
- Azul - Tranquilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.
- Violeta – Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.
- Preto - Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes e pode remeter à depressão.
* Com informações do Portal Casa e Jardim
#ficaadica: Teste as melhores cores para a sua casa com o simulador de decoração da Suvinil
Autor do post

Esme Rodrigues
Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta. http://twitter.com/esmerodrigues
Mais da mesma
Não existem comentários ainda. Deixe o seu!