Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Clássicos com Classe – Cadeira Brno

7 de abril de 2012 | Categoria: Atualidades · Decoração · Designers| Seja o primeiro a comentar!

Mies Van Der Rohe

“O Solitário Caçador Da Verdade”

Ludwig Mies van der Rohe, nascido de  Maria Ludwig Michael Mies na cidade de Aachen, Alemanha, em 27 de Março de 1886 foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier, Arne Jacobsen, Verner Panton e de Frank Lloyd Wright dentre outros ícones do mobiliário mundial.

Mies Van Der RoheO arquiteto alemão Mies van der Rohe (1886-1969) é considerado um dos ícones da arquitetura modernista. Na década de 1930, ele dirigiu a Escola Bauhaus da qual foi também um dos fundadores, e seu último diretor (uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Nesse mesmo ano, desenhou a Cadeira Brno, criada para fazer parte do mobiliário da casa projetada por ele em Brno, uma pequena cidade da República Checa.

Ainda jovem, trabalhou na empresa de cantaria do seu pai, passando sua infância e adolescência entre lápides e igrejas medievais, (sua formação não foi acadêmica, mas de natureza prática e religiosa) antes de se mudar para Berlim onde começou a trabalhar com o designer de interiores Bruno Paul.

Apesar de não ter graduação académica formal, seu talento foi rapidamente reconhecido e começou desde cedo a receber encomendas. Com uma presença física impressionante e com modos reticentes e ponderados, Ludwig Mies decidiu reformular o seu próprio nome de modo a adequar-se à rápida mudança de estatuto, de filho de um comerciante para arquiteto reconhecido pela Elite Cultural Berlinense, acrescentando o sobrenome, de sua mãe “Van der Rohe” que lhe conferia ressonância aristocrática.

Na década de 30 desenhou a Cadeira Brno, que juntamente com a linha Barcelona, foi criada para fazer parte do mobiliário da casa projetada por ele em Brno, uma pequena cidade da República Checa.

Cadeira Bruno

Em 1949, tornou-se cidadão dos Estados Unidos, rompendo formalmente os laços com a Alemanha. Nos anos seguintes desenvolveu plenamente sua criatividade na arquitetura, tonando-o autosuficiente, causando assi grande impacto no século XX. O que lhe garantiu um lugar permanente entre os Imortais.

Cadeiras Brno

Um de seus projetos mais famosos ( 1929 ) foi o pavilhão alemão da Feira Universal de Barcelona: uma estrutura bastante leve, sustentado por delgados pilares metálicos e constituído essencialmente de planos verticais e horizontais. Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem ao arquiteto Mies van Der Rhoe e como símbolo do modernismo. Restaurante Seasson.

Cadeira MR

A Tugendhat é uma das primeiras casas a reivindicar o estilo moderno. Seu exemplo bem sucedido colaborou na batalha pela aceitação em todo o mundo de uma nova maneira de se fazer arquitetura. Os móveis concebidos especialmente para ela são sucesso indiscutível desde sua criação. Podemos visualizar em seu interior uma de suas mais conceituadas cadeiras a BRNO Tubular ou 245

Cadeiras Bruno

Como toda série americana que se preze não poderia faltar um clássico na decoração. Com a Série "Boones" Não Poderia Ser Diferente. Lá estão as cadeiras Brno 245 no escritório do Jefersonian, o renomado Instituto Forense, onde costumam se reunir os não menos famosos personagens da trama como o casal destaque Boot e Boones. Ele um Franco atirador e membro do FBI e ela a genial e bem sucedida antropóloga forense que preza a lógica acima de tudo e escritora de sucesso. Num contesto como esse que preza pelo bom gosto, não poderia mesmo faltar móveis clássicos do designer como as famosas cadeiras BRNO de Mies Van der Rohe

Mesas

Aqui se destaca o conforto e a firmeza da cadeira Bruno pelo modo como um dos principais personagens da série Boones o agente do FBI Seeley Booth encontra-se sentado confortávelmente na mesma. Brno, assim chamada por causa da cidade de Brno na Alemanha ..... onde foram idealizadas e criadas esse clássico do design mundial para o nosso deleite e conforto.

Cadeiras Van Der Rohe

Em entrevista a Revista Casa Claudia a Arquiteta Esther Giobbi elegeu a cadeira de Mies van der Rohe como seu objeto predileto Ela destaca, porém, que as décadas de 1930 e 40 são sua eterna fonte de inspiração. “Mesmo desgastado, o art déco ainda é uma referência”, conta. É desse período a sua peça predileta: a cadeira Brno, um clássico de 80 anos. Ela é um clássico do design que eu sempre valorizei. Todos os arquitetos da Bauhaus foram inovadores e criaram móveis e objetos que são atuais até hoje. A Brno é uma das muitas criações geniais de Mies van der Rohe. Gosto do desenho simples, limpo e equilibrado. Pode ser usada em qualquer ambiente. Aqui, por exemplo, usei na minha sala de reunião. Mas ela é muito adequada à sala de jantar ou à sala de jogos. Mies foi um arquiteto com muita visão...

Revista Casa Claudia

Louças

Em 1938, o Instituto Armour of Technology, uma escola de formação técnica modesta no lado sul de Chicago, se esforçou para transformar seu programa de arquitectura tradicional em um de estatura internacional e de inovação; Mies foi uma escolha lógica para atingir este objectivo. Ele tinha conseguido o reconhecimento internacional na vanguarda da arquitetura moderna e estabeleceu uma reputação no campo da formação do arquiteto enquanto trabalhava como diretor da escola de design Bauhaus.

Mesas

Para integrar à essa nova arquitetura, Mies projeta também o mobiliário nele contido – a tão famosa linha que ficou conhecida através dos tempos como linha “Barcelona“ e as não menos famosas Cadeiras Brno tubular e barra chata. Ambas fazem sucesso até hoje mantendo o mesmo conceito de leveza e empregando os mesmos materiais. Cena da novela Global Morde e Assopra.

As novelas de um modo geral, independentes das emissóras que as exíbem, para imprimirem glamour, sobriedade e finesse aos ambientes sempre recorrem aos grandes mestres do mobiliário mundial e não erram já que esses móveis sempre conferem classe e sofisticação ao ambiente.

Ainda se aplicam a esses móveis antigas tecnologias artesanais, que se tornararam particularmente populares até os dias de hoje, como a Cadeira e mesa Barcelona ou a Cadeira Brno MR e a hiper, mega super elegante  Bruno Barra Chata com revestimento em  suede. Ficou evidente o favoritísmo ne? —  Queiram me perdoar… É paixão ao belo!

Recamier Barcelona

Depois de se mudar para Chicago em 1938, Mies reformulou o ensino de arquitetura do Instituto Armour e desenvolveu um currículo disciplinar para ser realizado em um ambiente cooperativo. A Interação foi incentivada entre os alunos e um corpo docente composto por profissionais de uma ampla gama de disciplinas de design.

Cadeira-Brno-245

Quem não se lembra desse casal pra lá de descolado o design famoso André e a talentosa estilísta vivido pelos atores Lázaro Ramos e a estrente atriz Bruna Linzmeyer em Insensato Coração? A parte de trás da cadeira embora esteja modificada no ferro central do encosto, ainda conserva um certo charme da Brno. Muito embora que, se for uma pessoa exigente assim como aqueles que prezam pelo refinamento e originalidade e peso histórico, irá preferir sempre a Poltrona segundo a concepção original Van Der Rhoe.

Mies é um dos formadores do que ficou conhecido por Art Nouveau, onde deixou a marca de uma arquitectura que prima pela sinuosidade e aparente complexidade. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era medieval, como a pedra e a madeira, definindo espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo.

Seguindo os passos do mestre Berlage, a lei universal não era mais a verdade histórica, mas a procura da essência, da verdade da construção. Foi por essa busca constante da essência construtiva, da precisão do detalhe, que Walter Gropius apelidou Mies de “o solitário caçador da verdade”.

Mies possuía uma arquitetura sempre voltada ao racionalismo espacial. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades do lugar.

Mesas-de-jantar

Mies foi um dos formadores do que ficou conhecido por International Style, e estilo é o que não falta nessa linda sala onde se destacam as cadeiras Brno de Mies Van Der Rohe. Fabricadas pela Modernidade Móveis Para a sala de jantar de Suely, uma cliente em São Paulo. A qual agradecemos imensamente ter cedido de forma tão gentil as fotos das mesmas para exposição nessa matéria. Ela que se tornou uma querida de todos na Modernidade Móveis. Para você querida amiga um forte abraço e beijos mil!!

Cadeira Bruno barra chata

Less is More "Menos é mais" O homem que disse que isso? Ludwig Mies van der Rohe. Ele pode reivindicar o crédito de ser o pai do minimalismo. Se não fosse por Mies, você nunca iria ver os desenhos elegantes de Dieter Rams ou Ive Jony. Você não teria o design minimalista de estilo de vida de Leo Babauta. Mies é a pedra angular para todos os que podemos chamar de minimalista. Mies não começou como um minimalista. Ele era como os outros arquitetos de sua época projetava estruturas neoclássicas com florescer e ornamentação. Em algum lugar ao longo do caminho, despiu-se dessa linha de criação, vestiu-se de sua essência, e mudou o mundo no processo. Seu trabalho ainda é revolucionária até os dias de hoje. (Charles Noir)

A Cadeira MR 245 é fabricada pela Modernidade Móveis de acordo com as especificações exatas da concepção original de Mies Van Der Hore. A Cadeira BRNO é estofada em espuma de densidade 33 que é aplicado sobre um quadrado de madeira de reflorestamento, imunizada  sobreposta sobre a base ou estrutura em ferro cromado ou aço inox. Uma peça  perfeitamente desenhada para recriar uma posição de total conforto. Há muitas opções de materiais que podem ser usados para estofar “A Cadeira“, incluindo Couro. Couríssimo. Suede. Chenille entre outros.

Para maiores informações de compra da Cadeira MR 245 Bruno (tubular) ou  da Cadeira Bruno Barra Chata Os links abaixo contém medidas da peça, prazo de entrega, valores, tecidos e demais características.

Quando olho para a criação de Mies como um todo e principalmente para essas cadeiras Clássicos do design Mundial lembro-me sempre de uma das mais famosas frases do mestre Vander Rohe: “Deus está nos detalhes”

Esme Rodrigues

Bruno Barra Chata

Bruno Tubular

http://www.modernidademoveis.com/2008/03/cadeira-mr-255/

Televendas: (11) 2484-6304.

http://www.greatbuildings.com/buildings/Tugendhat_House.html

Fonte de Pesquisa: Wikipédia A enciclopedia Livre.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!