Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Clássicos com Classe – Poltrona Charles Eames

1 de julho de 2011 | Categoria: Decoração · Designers · Poltronas| 4 Comentários

Em foco  “O Conforto”. Charles e Ray Eames.”O design sempre será entendido como um processo contínuo – que não terminou quando a produção começou. O principal objetivo da Eames Lounge Chair foi,  e ainda é, oferecer aos usuários o máximo de conforto”.

Notáveis separadamente, ótimo trabalho em conjunto, a obra de Charles e Ray Eames é caracterizada pela convergência de criatividade artística baseada nas aulas do utilitarismo histórico, necessidades impostas pela sociedade industrial.

A cadeira do primeiro lounge Eames foi feito como um presente para Billy Wilder, diretor de cinema, amigo intimo dos Eames. Wilder tem em seu currículo filmes  como ” O pecado Mora ao Lado. Sabrina. Sunset Boulevard. Irmã Dulce. O Apartamento” Dentre tantos outros grandes sucessos colecionados ao longo da vida.

Cadeira-Charles-EamesCade

A primeira Lounge Chair and Ottoman, produzida em 1956, foi um presente de aniversário para o amigo Billy Wilder, vencedor do Oscar de Melhor Diretor e que estreou publicamente no programa Arlene Francis' Home que mais tarde tornou-se o programa Today. Desde então, todas as Lounge Chair que foram fabricadas receberam a mesma atenção minuciosa e artesanal.

Cojunto-Eames

O chamado "Casal de Ouro" do design americano do pós-guerra foi pioneiro em diversas áreas como multimídia, projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema.

Longue-Chair-Eames

Charles Eames, Jr nasceu em 17 de junho de 1907 em St. Louis, Missouri. Charles é o sobrinho do arquiteto William S. Eames.Tinha 14 anos, e já freqüentava a escola, onde aprendeu sobre engenharia, desenho e arquitetura. Charles brevemente estudou arquitetura na Washington University em St. Louis. Após dois anos de estudo, ele deixou a universidade. Ele teria sido expulso porque suas opiniões eram "muito modernas".

Na Universidade de Washington, ele conheceu sua primeira esposa, Catherine Woermann, com quem se casou em 1929. Um ano depois, eles tiveram uma filha, Lucia. Em 1930, Charles iniciou sua própria prática arquitetônica de St. Louis com o parceiro Charles Gray.

poltrona-charles-eames

Em 1941 Charles Eames ganhou o concurso do MOMA de Nova York com a colaboração de Eero Saarinen, “Organinc Design in Home Furnishings”, em 1946 é o foco da primeira retrospectiva pessoal consagrada a um designer pelo mesmo MOMA.

Poltrona-Eames-

Charles Eames: Nasceu em Saint-Louis e iniciou seus estudos de arquitetura na Washington University. Em 1936 recebeu uma bolsa de estudos para a Cranbrook Academy of Arts em Michigan, onde se tornou professor. Foi colega de Harry Bertóia, Eero Saarinen e Ray Kaiser, que se tornou sua esposa em 1941. Aqui você vê os dois Charles e Ray, confortavelmente sentados em sua criação de 1956, a poltrona que leva seu nome.

Em 1941 depois do divórcio ele se casou com sua colega Cranbrook Ray Kaiser e se mudou com ela para Los Angeles. A partir daí, começa uma longa e bem sucedida parceria no desenvolvimento de vários trabalhos. A guerra e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e marcas permitiram aos  Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa na moldagem de compensado.

Um de seus objetivos era baixar custos e democratizar as peças que produziam.

O sucesso e o reconhecimento de profissionais da mídia e do público em geral, fizeram com que a Lounge Chair & Ottoman fosse construida rapidamente à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de prestígio em Nova York. Entre os seus fãs está o cineasta Billy Wilder, um amigo próximo do casal. Eames fez para o aniversário dele o primeiro Lounge Chair. Símbolo de uma época, com o seu design aerodinâmico. O casal Eames, continua a ser uma fonte de inspiração para jovens designers e arquitetos do presente e do futuro.

Mesa-de-centro

A Eames Lounge Chair e Ottoman é apreciada por colecionadores em todo o mundo e fabricados com atenção aos detalhes todas as peças são montadas à mão, a Eames Lounge Chair e Ottoman só melhora com o tempo, é uma ótima definição de "clássico"

Puffe-Eames-Ottomano

O patrimônio do presidente volta para as cadeiras de contraplaca moldado pioneira na Eames em 1940. Charles Eames disse que seu objetivo para essa cadeira era o "estilo quente e impressionável de uma luva bastante usada de um jogador de baseball". Para cada indivíduo, um refúgio especial das tensões e agitações do modo de vida moderno.

Poltrona-Diamante

A poltrona com ou sem o otomano (o apoio para os pés) hoje faz parte de ricos ambientes de casas, escritórios, hotéis e até mesmo em ambientes mais simples onde os moradores apreciam o conforto. Com certeza um símbolo do mobiliário diferenciado e moderno.

Abajures-e-Luminárias-

Mas de volta ao Gossip Girl ... Então houve a Eames, ali no meio de um drama de televisão low-brow sobre a juventude privilegiada e descontente e os pais que aparentemente preferem trocar de casais a cuidar dos filhos e uma vida superficial, mas isso mostra como até Gossip Girl nos ensina alguma coisa, é sobre a estética vigente e a inclusão pelos cenógrafos "deste clássico - embora infundida com um pouco de brio a ala contemporânea e bem endinheirada e a impressão Missione Estofados - nos lembra que a Lounger Eames ainda está muito viva. E alguém tinha dúvidas a esse respeito?

Em 1946, já consagrado, Charles Eames foi objeto da primeira retrospectiva  pessoal dedicada a um só design no MOMA, onde ainda, dois anos depois, em 1948, ganharia também o concurso  internacional – Competition for Low-Cost Furniture Design – com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série.

Puffe-Eames-Ottomano

Longue-Chair-Eames

Em 1941 depois do divórcio ele se casou com sua colega Cranbrook Ray Kaiser e se mudou com ela para Los Angeles, Califórnia, onde eles iriam trabalhar e viver para o resto de suas vidas. Em 17 de junho de 2008 os EUA lançaram o Serviço Postal dos Selos Eames. Um painel de 16 selos comemorando os desenhos de Charles e Ray Eames.

Sofás

Abajures-e-Luminárias-

Além de proporcionar conforto calor e aconchego o charme consiste em ser diferente, inovador, sem perder o requinte.

Ainda com sua mulher Ray, criou  vários móveis para a  Herman Miller, na década de 50, como a poltrona conhecida como “Charles Eames”, de 1956, baseada em um protótipo exibido no concurso Organic Design  in Home Furniture.
A notável liberdade de suas obras, assim como, suas pesquisas intensivas na busca de novas soluções tiveram enorme influência no estilo de móveis e interiores por mais de 50 anos.

O design do século XX ficou marcado por peças como as poltronas La Chaise e Lounge Chair, toda a linha Aluminium, entre outras.

Antes de  comprar a poltrona lounge Eames ou qualquer outra peça de designer é necessário se familiarizar com o original. É preferível pagar mais caro para não perder na durabilidade e originalidade desses  produtos.

poltrona-eames

O casal Eames cientes da beleza intemporal, entenderam que "se o projeto for bom o suficiente, pode eventualmente ser julgado como arte." Sua poltrona Lounge Chair 1956 é um verdadeiro exemplo desta filosofia criativa

Mesa-de-centro-Noguchi

Eames foi fortemente influenciado pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen. A convite de Saarinen, Charles mudou-se em 1938 com sua esposa Catherine e sua filha Lucia de Michigan para se tornar um professor e chefe do departamento de desenho industrial na Cranbrook Academy of Art, onde ele juntamente com Eero Saarinen desenhou móveis premiados do concurso para Museu de Nova York de Arte Moderna.

Poltrona-Lounge-Chair-e-Ottoman-Charles-Eames

Sala de estar da Casa de Charles e Ray Eames. E embora seja verdade que a Poltrona Eames pode ser desmontada e ter os seus componentes reciclados, o que o tempo provou é que a cadeira lounge Eames, continuará atual nas gerações futuras.

Poltrona-e-pufe-Eames-Importada

A poltrona Charles Eames é fabricada pela Modernidade Móveis de acordo com as especificações exatas da concepção original Eames. Desenvolvida especificamente para um público exigente, a Long Chair Eames tem seu assento e encosto feitos em conchas de madeira laminada e base em aluminio fundido. A inclinação perfeita da poltrona, bem como o estofado de alta qualidade acomodam com extremo conforto. Embora a primeira Eames tenha sido lançada apenas com a opção em couro, hoje já se pode contar com muitas opções de materiais que podem ser usados para estofar a poltrona, incluindo além do couro o couríssimo, chenille e o suede. Sinal de Modernidade. Luxo e requinte para qualquer ambiente.

Para maiores informações de compra da Poltrona e do Puff (otomanno) Eames. Os links abaixo contém medidas da peça, prazo de entrega, valores, tecidos e demais características.

www.modernidademoveis.com

Televendas: (11) 2484-6304

Confira o original: http://www.moma.org/

Digite Charles Eames no campo de busca.

Autora: Esme Rodrigues

Autor do post

Esme
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

4 Comentários

  • 1 Daiane | 1 de julho de 2011 às 16:41

    Adorei o novo post !!! Muito lindo…

  • 2 Tony Kaique | 1 de julho de 2011 às 18:55

    Essa poltrona é linda demais! Nunca comprei aí na loja, mas parabéns pelo blog, ótima qualidade de conteúdo! Abraços.

  • 3 Emerson | 1 de julho de 2011 às 23:25

    Eu amo os móveis clássicos do design mas sou apaixonado pela Poltronas, Cadeiras Charles Eames que esta na imagem do post, ela á a poltrona mais vendida no mundo, um lindo trabalho dos designers Charles e Ray Eames.

  • 4 Geraldo | 1 de julho de 2011 às 23:45

    Ge , essa e a historia da poltrona mais confortavel, leia ė interessante.bjss