Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Obama no Teatro Municipal

2 de abril de 2011 | Categoria: Decoração · Video| Seja o primeiro a comentar!

À visita do presidente americano Barak Obama trouxe algo especial à atenção ” Não sei se vocês se deram conta”.

Simbora dar uma espiadinha na visita dele ao Brasil, Mais especificamente o local onde  Obama  proferiu o  discurso que ele fez no  Rio de Janeiro.

Aliás, diga-se de passagem: Que discurso! “O Cabra” é bom com as palavras.


Barak Obama

A montagem mostra o local onde Obama proferiu o tão esperado discurso. Um local deveras magnifico. Você observa melhor os detalhes recobertos a ouro na foto abaixo.

O principal compromisso de Obama foi um pronunciamento ao povo brasileiro. O local escolhido pelo presidente para o discurso foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Artístas e políticos foram convidados para a cerimônia. Na lista, os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, a cantora Alcione e a ex senadora Marina Silva (PV-AC)

Informal o presidente dos Estados Unidos começou seu discurso saudando o público com um português com sotaque: Alô, Cidade Maravilhosa! Sendo aplaudido calorosamente. Falou de futebol e citou o escritor Paulo Coelho e o cantor Jorge Ben Jor.

mesas

Na lista dos 2 mil convidados que assistiram o discurso no Theatro Municipal estvam o empresário Eike Batista, o cantor Gilberto Gil, o ex-jogador de futebol Pelé, o dirigente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, os sambistas Martinho da Vila e Alcione, além do casal de atores Taís Araújo e Lázaro Ramos. O governo do estado do Rio de Janeiro instalou telões do lado de fora do Theatro Municipal, de onde o público acompanhou em tempo real as palavras de Obama.

Entre a  Avenida Rio Branco e a Rua Treze de Maio, com sua fachada imponente, em estilo Renascentista , voltada para o mar, o Theatro Municipal avulta num deslumbramento de ouro e mármore, de cristais e vitraux. Em noites de espetáculo, o visitante pode sentir algo do glamour que o teatro ostentava à época de sua inauguração, sendo, ainda hoje, um dos mais imponentes ícones arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro e um dos seus mais belos e ilustres cartões postais.


cadeiras

Em comemoração ao cem anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foram iniciadas extensas reformas de restauração no teatro que, foi totalmente restaurado ao estilo original. Para resgatar a beleza original ao teatro, construído no início do século passado, foram investidos 70 milhões de reais nos trabalhos de restauro que duraram mais de novecentos dias. Para resgatar o dourado original do teatro, foram utilizadas milhares de folhas de ouro de 23 quilates compradas na Alemanha e que adornam os detalhes da fachada e da cúpula, como detalhou a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, da qual depende a Fundação Teatro Municipal. Cerca de 250 operários trabalharam durante os quase três anos das obras no prédio, um dos mais belos do centro do Rio de Janeiro

gôndola

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro ostenta obras dos mais renomados artistas brasileiros na época de sua construção. Pinturas de Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo e esculturas de Rodolfo Bernardelli. Eliseu Visconti foi o principal decorador do teatro, sendo de sua autoria todas as pinturas da sala de espetáculos: o majestoso pano de boca (maior tela já pintada no Brasil), teto sobre a platéia (plafond) e friso sobre o palco (proscênio). Também de Eliseu Visconti são as pinturas do “foyer” do teatro (teto e painéis laterais), consideradas como obra prima da pintura decorativista no Brasil. Simplesmente ma-ra-vi-lho-so.

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, possivelmente o mais belo teatro do país, foi inaugurado a 14 de julho de 1909 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico em 1973. O projeto arquitetônico, de estilo eclético, é de autoria de Francisco Oliveira Passos, com a colaboração de Charles Garnier. O desenho do prédio foi inspirado  na Ópera de Paris. Todo o material na construção foi importado da Europa: mármores, ônix, bronze, cristais, espelhos, mosaicos, vitrais, maquinaria do palco. O Teatro ostenta uma ornamentação requintada com bronzes dourados, vitrais, lustres de cristal, mosaicos, colunatas e escadarias de mármore. As grades dos salões foram projetadas em estilo “Art Noveau”


Cerca de 250 operários trabalharam durante os quase três anos das obras no prédio, um dos mais belos do centro do Rio de Janeiro. Além da restauração dos adornos principais, a águia dourada de cobre com suas asas abertas no centro do telhado, as três cúpulas douradas, os vitrais e a fachada com escadaria de pedra, foram retocadas também outras 23 obras de artes internas que receberam inovações tecnológicas. Dentre os trabalhos realizados destacou-se, pela importância da obra e pelo estado de deterioração em que se encontrava, a restauração dos painéis que Eliseu Visconti realizou para o foyer do teatro, a perfeição do trabalho trouxe de volta, com impressionante fidelidade, a pintura de Visconti.

poltronas

Ontem tive um encontro com sua maravilhosa nova presidente, Dilma Rousseff, e conversamos sobre como fortalecer a parceria entre nossos governos. Mas hoje quero falar diretamente com o povo brasileiro sobre como podemos fortalecer a amizade entre nossos países. Vim aqui para compartilhar algumas ideias, pois quero falar sobre os valores que compartilhamos, as esperanças que temos em comum e a diferença que podemos fazer juntos.

Barack Obama

Presidente dos EUA, a mulher e as filhas deixam o Rio de Janeiro após dois dias de visita. Obama e Michelle se despedem do Brasil ao embarcar rumo ao Chile.

O presidente dos estados unidos Baraque Obama em sua breve visita ao Brasil,  despertou à atenção para essa obra maguinífica, mais uma da cidade maravilhosa, obra essa pela qual você pode fazer um thour virtual, ciceronado por ninguém menos que a atriz e cineasta Carla Camurati, diretora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,  nos  mostra os detalhes arquitetônicos restaurados pela reforma.

Assista o vídeo e diga se não estou com a razão? Ah! Só não esqueça de segurar o queixo, rsrsrsrsrsr…

Fonte de matéria: Globo.com

No link abaixo, fotos magnificas dos mínimos e nos mínimos detalhes, bem como a história e todas as polêmicas que envolveram a construção, bem como a programação e o dia a dia do  Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!