Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Clássicos com Classe – Cadeira-Panton

15 de março de 2011 | Categoria: Decoração · Designers| 1 Comentário

Em se  tratando de cadeira a Panton de 1968, é a cadeira do século XX, assim como foi a Thonet 14, no século XIX. Ambas representam, com a diferença mais ou menos de 100 anos, a mudança tecnológica e industrial que o mundo passou, nos séculos XIX e XX.

Verner Panton vislumbrou um futuro feliz e colorido A carreira de Verner Panton foi destacada pelas paisagens da fantasia que ele criou para a Bayer em 1968 e 1970 (Dralon & Visiona II), que já alcançaram o status de cult. Verner Panton não foi obstruído por incorrer em limitações que os adultos criam ao longo da vida. Em vez disso, ele pensou e criou com a visão imaginária de uma criança, em negrito, belas cores e formas. Seus sonhos vivem em milhares e milhares de pessoas e uma nova geração inteira ainda está descobrindo seu mundo mágico a cada dia.

Verner Panton

Verner Panton rompeu com a tradição dinamarquesa de linhas simples puro e elegante em móveis de madeira, e experimentou com materiais coloridos e novos. Ele era um artesão que usou o plástico e o metal para criar objetos com um olhar mais internacional

Panton era um visionário, quase um anarquista da arquitetura e do Design, não admitia a mesmice e só se importava com a inovação e liberdade formal. Foi o primeiro a desenvolver uma cadeira inteiramente inflável a partir de uma manta de plástico transparente em 1960 e pensar o espaço de uso integrado, sem separações entre o mobiliário,  a decoração e a circulação. Foi o precursor do espaço-fantástico, um defensor do uso das cores vibrantes. O Design para ele tinha que ser alegre e desafiador.

A Panton Chair foi a a primeira cadeira feita de uma única peça de plástico moldado (fibra de vidro) com acabamento liso dos dois lados.

cadeira saarinen

Em forma de um S, ela foi desenhada em 1955, mas só cinco anos mais tarde em 1960 ela foi produzida. É o exemplo perfeito de se estar no local exato, na época exata. A liberdade da cadeira Panton representava justamente o que os anos 60 pregavam.

A Panton é versátil, leve e confortável, e muda de papel conforme a necessidade do momento: passa de cadeira à mesa e vai até onde a imaginação de cada um alcançar. É feito com um bloco único de polietileno, que se apresenta tal qual uma escultura totalmente limpa, em cores marcantes. Quando justapostos, na posição de poltrona, os módulos podem compor “sofás.”

Verner começou sua carreira trabalhando no escritório de Arne Jacobsen em 1951. Ele tinha se formado na Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes do mesmo ano. Em seguida, ele estabeleceu o seu próprio estúdio em 1955.

Verner Panton foi o mais notável talento inovador do design do século 20 e da arquitetura. Seus projetos foram sempre brilhantes. Ele foi o primeiro a criar mobiliário inflável, foi pioneiro com a muito aclamada ” Panton,cadeira de plástico moldado e se recusou a aceitar a gravidade, criando a cadeira de vôo. Verner vislumbrou um futuro feliz e colorido.

mesa torre

Na Abimad a cadeira Panton se destaca como móveis descolados. Aqui complementando a mesa Torre em MDF pintada que também se apresenta numa composição descontraida.

sofás

Em 1960, ele apresentou o resultado de um sonho que ele teve durante muito tempo, uma cadeira moldada em um pedaço de plástico. Esta cadeira, simplesmente chamado de "Cadeira Panton" é um dos mais claros ícones de seu tempo e fez o nome de Panton famoso internacionalmente. Verner Panton foi um prolífico designer de mobiliário não apenas, mas também de iluminação e têxteis. Sua cor-sistema "Pantone" ainda é utilizado em todo o mundo.

Se a cadeira é o objeto de desejo de todos os designers, Panton, conseguiu a façanha de criar a mais bela e funcional de todas. Só o “enfant terrible” do Design poderia conseguir.

De todas as cadeiras históricas a Panton é a unica realmente diferente de todas, isso se dá porque, além da sua forma inusitada: E inteiriça, não há separação entre o assento, a estrutura de apoio e o espaldar. Além disso, a cadeira Panton é um objeto de sentar. Porque? Isso se dá devido ao fato de que todas as suas medidas, ângulos, linhas, reentrâncias e volumes, foram estudados para que o corpo humano se adapte, e se encaixe, moldando-se de forma completa e perfeita ao contorno da mesma.

panton-chair

Composição Incrível, parece uma mesa rodeada por fantasmas,concorda?. Muito do trabalho de Panton continua a ser extremamente popular hoje em dia, a prova do poder de permanência do seu grande projeto, Também conhecido como cadeira presidente ou Ess, a Panton Chair Estilo S tem uma forma única que adiciona caráter imediato à sua casa.

cadeira pantons

E Mestre da extravagância, Panton abusa de cores vibrantes e linhas sinuosas para dar humor às formas das coisas. Trabalhava com materiais como plástico, poliuretano e espuma. Sua mais famosa criação, a cadeira Panton (desenhada em 1955) é um dos ícones da Pop Art.

A colaboração de Verner Panton para a Vitra começou no início dos anos de 1960, quando a empresa decidiu desenvolver a sua criação mais conhecida, a Panton Chair, de 1967. Este foi também o primeiro produto desenvolvido independentemente pela Vitra.

Todo mundo sabe que as cores podem nos transmitir diferentes emoções. Usá-las na casa, nas roupas e nos acessórios revela traços de nossa personalidade. Elas expressam o que queremos mostrar, os valores que nos são caros. Sem cores, a vida fica sem graça, Como Panton costumava ressaltar.

panton infantil

Mine Pantons ou Pantons infantis, não podem faltar na composição do espaço dos baixinhos. Como dizia Panton "sentar poderá vir a ser uma experiência tão excitante e divertida quanto brincar".

panton

Charmosa, leve, versátil e bonita de se ver a Panton fica bem em qualquer lugar. Olha que ambiente legal para se tomar um drinque apreciando a paisagem.

mesa de resina

Fascinada pelos vários tons de rosa, a proprietária teve as cadeiras Panton feitas especialmente para ela. . “ Seguindo as nuances da cor, o arquiteto pincelou o espaço com diversas peças, incluindo um tapete cinza-rosado. (foto: Blog do Pará).

cadeira pantons

Verner Panton arquiteto e designer dinamarquês, considerado um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século vinte, Mestre da extravagância, Panton abusa de cores vibrantes e linhas sinuosas para dar humor às formas das coisas.

Suas palavras refletem bem o que foi o seu criativo e revolucionario trabalho: “ A maioria das pessoas passam suas vidas vivendo morosamente em tons de bege, com medo de usar e viver as cores. O principal objetivo do meu trabalho é provocar as pessoas a usar sua imaginação e fazer do seu entorno e suas vidas algo mais emocionante.”

poltrona

No quarto a panton dá o toque de requinte.

Verner Panton é considerado um dos fundadores do mobiliário ultramodernoPanton foi aluno do lendário designer Arne Jacobsen, e trabalhou com alguns dos designers mais famosos da época. Ele é mais conhecido por seu estilo distinto, futurista, como se vê nesta cadeira

mesa-vírgula-e-pantons

Mesa Vírgula formando um cojunto interessante e moderno com as cadeiras Panton. Esse conjunto mostra como essa cadeira vai bem com todos os estilos.

abajour e luminárias

Se a cadeira é o objeto de desejo de todos os designers, Panton, conseguiu a façanha de criar a mais bela e funcional de todas. E como eu sempre digo a Panton não predomina, combina.

mesa saarinen

Composição aconchegante para o chá da tarde. As phantons dão o tom para uma boa conversa entre amigos

panton-chair

A Cadeira em Estilo S é tanto uma obra de arte como uma peça de mobiliário funcional. Apesar de sua aparência muito bela, esta cadeira é surpreendentemente confortável e funciona muito bem emparelhado com uma mesa de jantar, ou como assento em qualquer cômodo da sua casa ou escritório.

A cadeira Panton é fabricada pela Modernidade Móveis de acordo com as especificações exatas da concepção original Verner Panton.

Para maiores informações de compra da cadeira Panton disponibilizamos os links abaixo que contém medidas da peça, prazo de entrega, valores  e demais características.

Cadeira Panton-    www.modernidademoveis.com/?s=panton&cat=22

Televendas: (11) 2484-6304

www.vernerpanton.com

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

1 Comentário