Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Clássicos com Classe – Poltrona Heart x Poltrona Cone

26 de fevereiro de 2011 | Categoria: Decoração · Poltronas| Seja o primeiro a comentar!

Elas são  especiais não só por desafiar a lei da gravidade e parecerem suspensas num equilíbrio incrivel . Mas também pela forma  inovadora  e o conforto que  proporcionam.

Poltrona Cone e poltrona Heart

Só não consigo me decidir: Qual das duas é mais bonita?

O designer Verner Panton nasceu em 1926, em Gamtofte, Dinamarca. Estudou no Royal Danish Academia de Belas Artes, em Copenhagem. De 1950 a 1952, Trabalhou na empresa de Arne Jacobsen e fundou um estúdio independente de arquitetura e design em 1955.

Seus projetos para mobiliário corporativo da empresa Plus-linje atrairam a atenção com suas formas geométricas. Nos anos seguintes, Verner Panton criou numerosos projetos de design de cadeiras e iluminação. Sua paixão por cores e padrões geométricos também foram manifestados em uma ampla gama de desenhos têxteis.

Como gostam de design, as arquitetas Chistiana Nicácio e Graziela Costa investiram nas peças de nomes estrelados como a poltrona Heart cone Chair, de Verner Panton e a mesa oval Saarinen. O conceito dessa decoração projetada para ser um espaço para estudar, relaxar e receber amigos. ( Casa Cor Minas Gerais).

Em 1958, desafiando todas as regras estabelecidas para os moveis de sentar até então desenvolvidos, causou frissom e abriu caminho para que em 1959, um ano depois surgisse sua variante, a poltrona Heart em formato de coração. Nome pelo qual ficou conhecida.

Verner Panton era tão inconformista que começou a sua vida profissional nos anos 1950, fazendo da sua Kombi um escritório volante e percorria a Europa oferecendo os seus serviços. Quando se estabeleceu na Dinamarca, ditou as regras do seu trabalho: o inconvencional. Foi quando surgiu a célebre Poltrona Cone em 1958, desafiando todas as regras estabelecidas para os móveis de sentar até então desenvolvidos.

Heart Cone Chair, Verner Panton 1959 Variante da cadeira concebido um ano após poltrona cone presidente, o qual foi batizada depois de poltrona coração. A asas laterais da poltrona coração é uma reminiscência das orelhas de Mickey Mouse.

O que dizer sobre a cone? A Cone desafiava as leis da gravidade. Foi tanto a repecurssão que ao ser exposta numa vitrine em Nova York, congestionou o trânsito pelo acumulo de pessoas em frente da loja que olhavam estupefatas para tal loucura futurista

De 1950 a 1952 trabalhou com Arne Jacobsen, contribuindo para o design da legendária cadeira “The Ant”. Trabalhando como arquiteto e designer autônomo em inúmeros países europeus, suas criações baseadas em formas geométricas e produzidas à mão pela Plus-Linje atraíram e despertaram as atenções do mundo inteiro.

poltrona-heart-e-cone-

Verner Panton criou ambientes interiores com formas, móveis e cores luminosas.

poltrona cone chair

Para panton, era inconcebível sentar num sofá com cor neutra e quadrado. Influenciado pelo design italiano e norte-americano, ele cria peças como a cadeira "Cone" semelhante a uma casquinha de sorvete, que desafia a lei da gravidade , pois se apoia num ponto mais estreito da poltrona, a base.

poltrona heart

A parede preta ficou em segundo plano e não pesou na decoração. Em destaque a poltrona Heart. Projeto de Consuelo Jorge

poltrona cone

O design de Panton apresentou uma tendência "flamboyant" uma ramificação do gótico na forma e estilo e um assumido interesse no que é novo.

Panton Foi o precursor do espaço-fantástico, um defensor do uso das cores vibrantes. O Design para ele tinha que ser alegre e desafiador. Como ele mesmo disse: “A maioria das pessoas passam suas vidas vivendo morosamente em tons apagados, com medo de usar e viver as cores. O principal objetivo do meu trabalho é provocar as pessoas a usar sua imaginação e fazer do seu entorno e suas vidas algo mais emocionante.”

Só poderia mesmo dar no que deu: “Design arrojado, lindofuturísta, sem deixar de ser atual”.

Poltrona Heart

Ergonómica e futurista, esta poltrona projetada por Verner Panton dá definitivamente nas vistas, seja em vermelho, azul, amarelo, laranja ou qualquer outra cor de sua preferência.

Cone Aramada

No caso do fio Cone presidente, o corpo da cadeira é feita de entrelaçamento de fios de aço, soldado. A grade de arame, deixa exposta causando sua aparência visual a mudar com a luz ou o ângulo, a poltrona parece transparente, elegante e leve.

Todas as cadeiras de Panton foram revolucionarias, como os três modelos da Poltrona Cone. Por elas notamos uma outra vertente do gênio criador de Panton: a possibilidade de uma multivariação formal oriunda de um mesmo modelo. Ele não se contentou em  projetar uma poltrona inovadora como a Poltrona Cone, mas viu o potencial de  modifica-la e assim ser um novo produto.  Foi um dos pioneiros de não aceitar a forma pronta e definitiva, como vemos nas imagens acima;  a poltrona Cone revestida em tecido se transforma em Cone estruturada em malha de aço figura acima e depois em Cone em formato de Coração (Heart). O modelo da Cone não morreu nele, e não se sabe exatamente qual das três originou as outras. E todas são parecidas, bem como  distintas entre si. Isso é UpDesign, já naqueles idos dos anos 1950s

É sempre um presente imperdível para presentar quem você ama com estilo, bom gosto e muito design.

A poltrona coração pode também ser interpretado como o maior desenvolvimento do clássico moderno. Verner Panton -1926-1998- é ícone do design e arquitetura juntamente com outros nomes, como: Eero Aarnio, Charles e Ray Eames, Arne Jacobsen, Olivier Mourgues, George Nelson, Jean Prouvé, Eero Saarinen, Joe Colombo.

odas as suas cadeiras foram revolucionarias, como os tres modelos da Poltrona Cone. Por elas notamos uma outra vertente do genio criador de Panton: a possibilidade de multivariação formal oriunda de um dado modelo. Ele não se contentou em simplesmente de projetar uma poltrona inovadora em termos formais como a Poltrona Cone, mas viu a potencialidade de modifica-la e assim ser um novo produto.  Foi um dos pioneiros de não aceitar a forma pronta e definitiva, como vemos nas imagens acima;  a Cone revestida em tecido (Fig.1) se transforma em Cone estruturada em malha de aço (Fig. 2) e depois em Cone em formato de Coração. (Fig.3). O modelo da Cone não morreu nele, e não se sabe exatamente qual das três originou as outras. E todas são parecidas como são diferentes entre si. Isso é UpDesign, já naqueles idos dos anos 1950s!

Cone Chair

Aqui você pode visualizar o pufe cone. Ele acompanha a mesma linha arrojada da poltrona Cone. Ambos numa única sintonia. Casamento perfeito para deixar qualquer ambiente sofísticado e com ares futurísta.

Verner Panton foi um Designer Dinamarquês. Aprendiz de Engenheiro estudou Arquitetura na Real Academia Dinamarquesa de Arte optou por abrir seu próprio Studio em 1955, criando projetos de casas desmontáveis – ” Casa de Papelão “ e ” Casa de Plástico “ em 1960.

poltrona cone

Poltrona Cone o equilíbrio perfeito para completar a decoração da sua casa com estilo e muito bom gosto, inerente às pessoas refinadas.

Poltrona Heart

Vista de qualquer angulo a Heart sem dúvida impressiona com o seu designer diferenciado e acolhedor. Quem não gostaria de se aninhar em um coração?

Cone

É sempre um presente imperdível para quem você ama com estilo, bom gosto e muito design.

Cone e Heart

A Poltrona Cone foi projetada especialmente para o restaurante do seu pai. Quando o restaurante foi inaugurado, lá estava a cone causando sensação, conforme se vê na foto. a Poltrona Heart acima, anihando o seu criador Verner Panton. A Heart Cone Chair "Poltrona do Coração" bem como sua antecessora a Cone Chair, são poltronas confortáveis para uso diário. Feitas de fibra de vidro, base de aluminio polido, giratórias e concha em fiberglas. Almofada com espuma de densidade 33. Disponível em diversas cores.

As poltronas Hert e a Poltrona Cone são fabricadas pela Modernidade Móveis de acordo com as especificações exatas da concepção original Panton. A poltrona Heart é a poltrona Cone são acompanhads por uma banqueta ou puff para seu total conforto. Consiste de espuma que é aplicado sobre uma concha de fibra de vidro moldado, que cria uma única peça perfeitamente desenhado para seu total conforto. Com a base  em alumínio polido, e diversas opções de materiais usados para estofar as poltronas, incluindo couro e couríssimo.

Para maiores informações de compra das poltronasCone e Heart disponibilizamos os links abaixo que contém medidas da peça, prazo de entrega, valores, tecidos e demais características.

Poltrona Cone:     http://www.modernidademoveis.com/2008/05/poltrona-cone/

Poltrona Heart: http://www.modernidademoveis.com/2008/05/poltrona-heart/

Televendas: (11) 2484-6304

www.vernerpanton.com


Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!