Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Poltrona Egg Desde sua Criação…

4 de fevereiro de 2011 | Categoria: Decoração · Dicas · Video| 3 Comentários

No final dos anos 50 Arne Jacobsen projetou o Hotel Royal, em Copenhaga, e para o lobbi desse hotel projetou a poltrona Egg, que se tornou um ícone do mobiliário mundial.

Arne Jacobsen projetou a Egg em 1958 para as áreas do lobby e recepção no Hotel Royal, em Copenhaga. A comissão para projetar cada elemento do edifício do hotel, bem como o mobiliário deu a Jacobsen grande oportunidade de colocar suas teorias de design e arquitetura integrada em prática. A Egg é um dos triunfos do design total de Jacobsen.

A poltrona Egg fica belíssima em qualquer local da casa. Aqui ela está em perfeita harmonia com outro clássico do mobiliario mundial, a não menos famosa mesa Saarinen, esta em versão lateral.


Características básicas da poltrona: A base é em alumínio fundido polido. Giratória. A base quatro pés é também conhecida como pés de galinha. A estrutura interna do assento em fibra de vidro ou fiberglass. Espuma de densidade 33. Revestimento em courissimo, chenille, couro, suede, ultra sued ou em tecido fornecido. A peça ainda conta com mecanismo de relax.

mesas laterais

Apropriadamente, ele é o único quarto no Hotel Royal SAS, que manteve a decoração de inauguração do hotel, em julho de 1960.. Com suas cores em cinza azul-verde, madeira wengé é a seleção do mobiliário mais representativo concebido para o hotel, este quarto leva os visitantes para outro tempo e lugar.

Jacobsen era dinâmico. Quando estava apenas descansando ele continuava a trabalhar – só que com outra coisa. Para ele o relaxamento significava uma mudança para outro projeto no campo criativo. Isto é o que lhe permitiu uma saída deste enorme carrosel, sem comprometer a qualidade. Mais do que nunca, o design de Arne Jacobsen é uma parte distinta da imagem que nos rodeia e, gradativamente, também nós, temos o núcleo da identidade do design dinamarquês.

Poltrona Egg

Usando o quarto ícone 606 mudando a configuração para o branco, a campanha impressa da Sanssung para a TV de LCD série-4, buscou criar um paralelo entre o produto e a maior tradição do design no seu contexto mais reconhecível.. A fotografia foi tirada no mesmo estilo que as imagens originais que Jacobsen tirou naquela sala em 1960, com uma interpretação moderna. E mais uma vez a Egg se sobressai como símbolo de elegância sofisticação e modernidade.

A atriz Gisele Fraga relaxa tranquilamente em sua casa acomodada numa poltrona Egg.


Roberto Migotto, o arquiteto favorito de famosas como Adriane Galisteu e Deborah Secco em sua belíssima cobertura paulistana com vista para o Parque do Ibirapuera. Seu apartamento reflete a paixão que nutre por arte, mobiliário e peças de significativos períodos e escolas do design mundial. Quando está em casa, para relaxar, o arquiteto prefere a sala de estar. Vemos ao fundo a poltrona EGG com os pufes para descansar os pés e proporcionar maior conforto ao usuário. Nota em negrito Modernidade Móveis

Camargo, a cantora posou para essa foto em sua sala ao lado das poltronas Eggs, símbolos de elegância e bom gosto.

poltrona-Egg-da-Ivete-Sangalo

A cantora Ivete Sangalo tendo a poltrona Egg ao fundo como cenário para o comércial de uma grande marca de shanpoo. A muito sabemos que uma peça de designer,consagrada como é o caso da Egg ajuda a vender qualquer produto, pois empresta ao mesmo uma aura de requinte e bom gosto.

A muito que os melhores desenhos de Jacobsen não precisam ser questionados. Isso se dá em especial com a Poltrona Egg. Onde a sua própria história de sucesso é um diferêncial que a coloca no topo do mobiliário clássico. Associada à pessoas de bom gosto e distinção em todas as esferas da sociedade mundial.

A edição de retalhos da Egg é uma interpretação pelo artista dinamarquês Tal R, em 2008, para comemorar o 50 º aniversário da cadeira. Tal R fez 50 poltronas em patchwork.

Em 1956, foi dada a Arne Jacobson a tarefa de criar um edifício alto para a companhia aérea SAS. Localizados no centro de Copenhaga, foi para conter um terminal de aeroporto, bem como um hotel. O edifício foi dividido em duas seções - uma baixa base horizontal, contendo o lobby, terminal de aeroporto, restaurante e bar e um arranha-céu com os quartos do hotel. Com o Hotel Royal, Arne Jacobsen criou um "ambiente total ". Além do prédio, ele desenhou o mobiliário, luminárias, têxteis, painéis de parede, talheres, maçanetas, - tudo, até a bolinha no final da tração das cortinas de rolo!

O mobiliário foi um absoluto "tour de force". Mobiliário moderno ícones como "O Ovo", "O Cisne", "Drop", foi apresentado pela primeira vez aqui, e seu total, formas esculturais constituiu um interessante contraste com o edifício de formas angulares e  rigorosas. Uma série de peças foi posteriormente colocado em produção em geral, mas uma grande parte só foram produzidos para o hotel, razão pela qual eles permanecem muito raras.

O mobiliário foi um absoluto “tour de force”. Mobiliário moderno ícones como “ O Ovo“, ” O Cisne“, “Drop”, foi apresentado pela primeira vez aqui e suas formas esculturais constituiu um interessante contraste com o edifício de formas angulares e  rigorosas. Uma série de peças foram posteriormente colocadas  em produção, mas uma grande parte só foram produzidas para o hotel, razão pela qual elas permanecem muito raras.

Esta poltrona é tão marcante na história do mobiliário que no seu aniversário de 50 anos de criação a Fritz Hansen fez 999 versões limitadíssimas, incluindo pela primeira vez camurça chocolate nas costas e couro castanho escuro na frente, fez um belo complemento com uma base sólida em bronze polido à mão, num acabamento único e exclusivo.Cada uma delas teve gravado sob o assento, um número de série e um breve texto sobre a história e origem da Egg Chair. Um livro especial edição limitada do 50º aniversário acompanhou o produto.

Quando em 2.008 o SAS Royal Hotel em Copenhague comemorou seu 50 º aniversário. Eles queríam  marcar a ocasião com a celebração de Arne Jacobsen – o mestre por trás deste grande projeto. É por isso que decidiram editar um filme sobre a criação do hotel, da Egg e da cadeira Swan – ambas foram projetadas  especificamente para esta comemoração.

Então … Parabéns a SAS Royal Hotel e ao seu grande idealizador Arne Jacobsen que  colocou à sua obra  sob os holofotes e a República da Fritz Hansen no centro do palco.

Assista o vídeo produzido por Fritz Hansen e desfrute do talento de  Jacobsen que nos brindou com classicos eternos!

www.arnejacobsen.com

Para maiores informações de compra dessa poltrona, disponibilizamos os links abaixo que contém medidas da peça, prazo de entrega, valores, tecidos e demais características.

http://www.modernidademoveis.com/2009/11/poltrona-egg/

Televendas: (11) 2484-6304

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

3 Comentários