Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Mix de Efeitos

25 de junho de 2010 | Categoria: Decoração · Tendências| 5 Comentários

Para criar um visual moderno, a mistura de revestimentos num mesmo ambiente ganha destaque. Confira o que selecionamos e reinvente a sua casa!

Para que repetir soluções em casa se é possível ousar com criatividade? Uma boa opção para criar efeitos diferenciados é apostar na mistura de revestimentos para o piso de um mesmo ambiente, criando um detalhe de grande efeito, uma divisão sutil e divertida.

Mas, o que esperar desses materiais – detalhes de efeito ou apenas opções que servem para separar os ambientes? Para a arquiteta Andréa Fiorini, do Studio HF Arquitetura, o profissional precisa propor ideias, como desenhos inusitados, utilizando materiais desde laminados, réguas de madeira certificada, porcelanatos, fibra de coco, pedras, entre outros. Não se esquecendo de que a decoração precisa encontrar equilíbrio com os materiais do ambiente, principalmente com o seu estilo.

Para criar uma bossa para a varanda em curva de um apartamento, a arquiteta Evelin Sayar apostou em três diferentes tipos de revestimento: porcelanato, pastilhas cerâmicas Castelatto e pequenas pedras. “Quis dar um diferencial na criação; o piso branco é integrado ao living e o Castelatto foi para combinar com o parapeito da varanda que é de concreto”, explica a arquiteta. O efeito evitou que os cantos da varanda exigissem feias peças recortadas e delimitou nesta área os espaços de lazer e os de circulação

Para delimitar ambientes, criar um elemento visual divertido ou para evitar acabamentos indesejados revestimentos diferentes são ótimas soluções

Para a integração do living com home theater e a sala de jantar nesta casa, a arquiteta Daniela Barranco revestiu todo o piso com mármore travertino navona bruto e, para delimitar a área do jantar, desenhou sobre a grande mesa de vidro transparente um tapete com mármore marrom imperador. “A escolha dos acabamentos foi decisiva para deixar o ambiente mais requintado sem ser pesado.”

Mármore em composição com madeira para valorizar o formato arquitetônico da casa

A impressionante arquitetura desta casa projetada pelos arquitetos Fernando Hermanny e Germana Giannetti merecia ser valorizada na decoração e, por isso, para demarcar o pórtico envidraçado que corta a casa de fora a fora, o piso da casa ganhou uma larga faixa de mármore travertino que transpassa a ala social, revestida com uma centenária madeira de demolição em réguas irregulares (Tradição Mineira).

Separar a ducha e as áreas de descanso da circulação ficou fácil com os deques

A arquiteta Ieda Korman, da Korman Arquitetos, propôs aos seus clientes que a varanda do apartamento na praia permanecesse com o piso original de cerâmica com acabamento rústico e apenas uma divisão com os decks de madeira (HJ Marcenaria) instalados no mesmo nível do piso fizesse a delimitação da área de lazer. “Portanto separamos os ambientes com os decks na área de banho e jardins e, no restante, compusemos um estar com bancos de Bali.
A sala de imprensa criada pela arquiteta Maria Brunetti de Campos Veiga para a Casa Cor SP de 2004 teve a estrutura executada em drywall e o revestimento na cor vermelha como destaque. “Busquei criar um diferencial no ambiente com a faixa de mosaico de vidro (Vidrotil) vermelho (GEA Design) que corta todo o local, mais o piso de cimento queimado em placas.” A decoração de tons leves tinha sofá e cadeiras em profusão para receber com conforto bastante gente.

A sala de cinema projetada pela arquiteta Andréa Ker Bacha para a Casa Cor MG 2009 precisava de revestimentos que a protegessem acusticamente e oferecessem conforto. Por isso ela escolheu para o teto e as paredes lã de vidro (BHZ) e, para criar um efeito diferenciado, inseriu faixas de madeira pinus café frizê (Perfil Mobílie) no piso, sob as poltronas colocadas em degraus para garantir melhor visualização da tela. Na entrada do ambiente, já se destaca a madeira, composta com folhas no piso e ripas formando um túnel.

Transcrição: Esme Rodrigues

http://twitter.com/esmerodrigues

Fonte de matéria: Dcasa.


Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

5 Comentários

  • 1 Alyne | 3 de julho de 2010 às 17:36

    Acabei de comprar meu apto e ainda não tenho quase nada de moveis ,o piso eh ceramica branca as paredes todas brancas ,minha sala sai para varanda e minha cozinha eh americana
    gostaria de saber como posso fazer para ficar com um ambiente alegre e aconchegante .

    atenciosamente :Alyne Ramos

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Oi Alyne!
    Perdoe-nos a demora.
    A primeira coisa a ser pensada são as cores das paredes.
    Escolha uma cor neutra de sua preferência para pintar as paredes.
    Sugestão: pinte com areia ou pérola ou deixe branco mesmo e destaque a parede atrás do sofá de laranja, essa é uma cor alegre e cheia de energia.
    Estou enviando links no seu email para você aproveitar dicas e idéias.
    Acho que será mais fácil para você ver as fotos e escolher o que melhor se ajusta ao seu gosto.

    Forte Abraço!
    Esme Rodrigues

    Responder comentário

  • 2 renato t oliveira | 4 de julho de 2010 às 19:41

    muito legal seu blog, esta sala de cinema é linda, alias todas os ambientes que aparecem são espetaculares, lógico que todos estes ambentes são para público selecionado.
    gostaria de ver sua criatividade em um ambiente para gente normal.

    boa sorte!

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Olá Renato!
    Como está?
    Ficamos felizes que goste do Blog.
    Temos certeza que você irá gostar das matérias Morar mais por menosUse e abuse do papel de parede. Dicas para mudar o visual da casa com pouco dinheiro. Textura na pintura das paredes e móveis.
    Aguarde novos artigos e continue nos prestigiando com seus comentários.

    Forte Abraço!
    Esme Rodrigues

    Responder comentário

  • 3 D'artagnan abreu estrada | 18 de novembro de 2011 às 13:20

    gostei muito da ideia de mixar pisos e revestimentos tem que ter ousadia e nocao de combinacao de cores

    Responder comentário