Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Mesa Saarinen

30 de março de 2010 | Categoria: Decoração · Sala de Estar · Sala de Jantar| 10 Comentários
Mesa Saarinen Redonda

Mesa Saarinen Redonda

Assim como ocorre com um Christian Dior, as peças para decoração feitas por um designer ou arquiteto famoso, sempre foram sonhos de consumo mundiais. No entanto, poucos consumidores sabem diferenciar o produto legítimo de uma cópia “mal feita”.

Na falta de um registro industrial no Brasil e pela dificuldade em se confirmar se é uma obra de arte ou não, é que muitas empresas nacionais vem fabricando cópias de ícones do design mundial, rebaixando a qualidade e alterando o design original da peça.

Pensando nisso, elaboraremos uma série de matérias, visando orientar o consumidor para que esse não compre “gato por lebre” e transforme seu objeto de desejo em total insatisfação.

Começaremos essa série de matérias pela mesa cuja base lembra um caule de flor, a famosa mesa Tulipa, conhecida internacionalmente pelo sobrenome de seu criador, o filandês  Eero Saarinen.

Mais do que uma jóia estética, ela tem um desenho estrategicamente puro, proporcionalmente elegante e atemporal, que acabou se tornando a maior peça-chave da composição contemporânea, sendo capaz de estilizar qualquer ambiente monótono.

Desenhada em 1956, possui  formas orgânicas das mais ousadas do Movimento Modernista. Sem descontinuidade de formas, o que lhe confere extrema elegância, é solução única da história do design e portanto não envelhece.

Detalhes Técnicos

Devido a variedade de fábricas produzindo esse produtos, na hora de comprar o cliente deve sempre levar em consideração os detalhes técnicos originais da peça, que garantem durabilidade e beleza.

Vamos começar pela base da mesa

Esta sempre deverá ser fabricada em alumínio fundido. Nunca compre a mesa  com a base em fibra de vidro. É bem mais barato, mas com o tempo, o peso do mármore e contra tampo (que podem chegar a mais de 200kg) fazem com que a fibra ceda e a base literalmente quebra ao meio, levando consigo o mármore. Além do prejuízo com a mesa, você e sua família, podem ficar seriamente feridos.

A pintura da base deverá ser automotiva, sempre em tinta PU.

Entre o tampo e a base, sempre deverá haver um contra tampo em MDF com no mínimo 20mm de espessura. Se a mesa for de jantar e o tampo for maior que 1,37 m, o contra tampo pode chegar a 30mm de espessura. A pintura do contra tampo deve ser igual a pintura da base.

No tampo, o cliente pode inovar e personalizar, sempre levanto em conta os padrões de qualidade que o designer tanto prezava. São as várias as opções de mármore, granitos e madeiras.

Diferença entre mármore e granito

De maneira genérica, a principal diferença que pode ser observada é a granulação e o movimento do material. Enquanto o granito é mais denso e “granulado”, o mármore pode ser considerado mais “manchado” e menos denso, com movimentos como ondas. Tecnicamente as diferenças envolvem as propriedades físicas e químicas dos materiais.
Antes de escolher entre o mármore ou granito, é preciso saber as aplicações e usos indicados para cada um. É possível diferenciar um tipo de mármore ou granito de outro pela sua cor e desenhos das nuances. No entanto, cada tipo possui características específicas: um mármore pode ser mais poroso que outro, por exemplo.

Para pisos e fachadas o granito é mais indicado. Já para as mesa Saarinen, o Mármore, além de agragar mais valor a peça, ainda possui resistência maior devido ao formato da mesa (especialmemente as ovais)

Nos mármores, destacam-se as opções:

Atenção na variedade de carraras encontrados no mercado. O verdadeiro carrara é o de origem italiano, retirado da cidade de Carrara na Itália.
Os Carraras Gioia e Venatino tem a mesma qualidade. Mas opto sempre pelo Gioia, pois o Venatino possui os veios muito simétricos, o que tira um pouco o charme da peça.

Nero Marquina

Original da Espanha, é um mármore com predominância preta e veios brancos.

Os dois mármores citados, são os mais utilizados para a Saarinen. Além da beleza óbvia dessas duas pedras, outro fator determinante é a resistência. Coparando a mármores como o Branco Piguês ou granitos como São Gabriel e Espirito Santo, o Carrara e Nero Marquina são mais resistentes, especialmente levando em consideração o transporte de grandes medidas.

Mármores, mesmo que retirados da mesma jazida, possuem veios próprios, nunca um será como o outro. Veios e manchas não podem ser considerados como defeito.

Madeiras

Mesa Saarinen Madeira

Sempre requintadas, as opções em madeira apresentam excelente durabilidade, alta resitência e várias opções de desenhos.

Podemos utilizar desde Fórmicas coloridas até as tradicionais Imbuia, Freijó, Wenguê e Jacarandá.

Tampos de Madeira para Mesa Saarinen

Tipos de Mesa Saarinen

Mesa de Jantar: opções de redonda e oval em várias medidas:

Redonda: 90x75h | 107x75h | 124x75h | 137x75h | 150x75h

Mesa Saarinen Redonda

Oval: 198x122x75h | 235x122x75h | 244x137x75h

Mesa Saarinen Oval de Jantar Preta

Mesa Saarinen Oval de Jantar Branca

Mesa de Centro: Temos as medidas: 90x43h | 137x91x43h

Mesa Saarinen de Centro

Mesa Lateral

Medidas: 51x52h | 30x52h | 57x38x52h

Mesa Saarinen Lateral

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

10 Comentários