Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Taças: Entenda as diferenças

13 de janeiro de 2010 | Categoria: Decoração| 7 Comentários

taças

A primeira taça que surgiu foi de uma de Dry Martini, o rei admirado com a beleza dos seios de sua amada, pediu ao serviçal que fosse encomendado uma peça de vidro baseado no formato dos seios dela, para tomar sua bebida predileta, então foi feito o molde e assim confeccionado o que seria a primeira taça.

Com o passar do tempo, surgiram diversoso tipos de taças por motivos que vão muito além da estética.

O importante é sabermos, de uma forma geral, que as taças mais indicadas para o serviço e apreciação do vinho devem ter as seguintes características:

Corpo separado da base por uma haste (para que possamos segurar na haste e não pegar no bojo da taça e acabar esquentando o vinho)

Abertura da boca mais estreita que o corpo (para segurar os aromas e podermos identificá-los na taça)

Cristal ou vidro fino e incolor (torna a percepção de características visuais importantes como, tonalidade, idade do vinho, sedimentos, lágrimas)

Satisfação de quem degusta – melhorar muito mais a percepção das características do vinho e torna-lo mais prazeroso.

Taça AguaAs taças de água – São facilmente identificáveis pois são sempre as maiores e podem ou não ter pé. Como a água não tem sabor que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos.

taça vinho brancoA taça de vinho branco geralmente é menor que a dos tintos, e não tem o bojo grande, isso se deve a grande facilidade de um vinho branco exalar seus aromas, não é o caso dos tintos.

taça vinho tintoOs vinhos tintos, que muitas vezes necessitam de mais oxigenação, precisam de uma taça com o bojo maior, assim a concentração de oxigênio aumenta dentro da taça, facilitando a percepção dos aromas.grandes com ou sem pedras de gelo.

tala champagnheA taça para espumante é comprida e sem o bojo, o gás carbônico ajuda a liberar os aromas, o fato dela ser comprida nos ajuda observar melhor as perlages (borbulhas).

DecanterDecanter – Para “decantar” no caso dos vinhos mais envelhecidos e que apresentam borra ou sedimento ou para “aerar” (respirar) os vinhos mais jovens.

As melhores taças são as de cristal e vidro fino, sempre transparentes (para observarmos melhor a bebida), a lavagem deve ser feita com água quente e usar no máximo detergente neutro (que é para não transmitir odores).

A escolha certa na mesa
Na hora de dispor as taças na mesa, existem algumas regrinhas: as taças de água são colocadas em frente ao prato, bem no centro. As taças de vinho ficam à direita da taças de água, em primeiro lugar a de vinho tinto e depois a de vinho branco. Se for servir champanhe, a taça deve ser colocada à esquerda do copo para água.

Não deixe de levar em conta, também, a ordem e o tipo de pratos que serão servidos no jantar, com isso, algumas exceções a esta regra podem acontecer.
Peixes e carnes brancas devem ser servidos com vinho branco;

Carne vermelha é bem acompanhada de um vinho tinto;

A sobremesa pode vir acompanhada de champanhe;

Licores e conhaques são servidos após a sobremesa.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

7 Comentários

  • 1 Esme Rodrigues | 18 de janeiro de 2010 às 11:06

    Olá Louise!!
    Amei essa matéria.
    Que ideia genial a desse rei, não é mesmo? Esse sabia como encantar uma mulher.!!!!
    Beijos mil………!

    Responder comentário

  • 2 Os segredos do vinho | Modernidade Móveis | 14 de abril de 2010 às 16:49

    [...] Rita Zanier, sommelier da loja Expand, ensina tudo sobre vinhos: desde a escolha da taça correta até como combinar a bebida com o cardápio Por Cristiane Senna [...]

  • 3 manoel barbosa | 4 de junho de 2010 às 1:09

    gostaria de saber qual o melhor vinho tinto
    chileno ou qualquer um outro para as mulheres,pois sempre fico em dúvida quamdo elas me perguntam ,qul o vinha bom par mulheres. estou preste a fazer um curso de sommelier por isso suas dicas orã me ajudar bastante. 04/06/2010 ATIBAIA-sp

    Responder comentário

    Resposta de Louise

    Olá Manoel!
    Respondemos no seu e-mail.
    Atenciosamente

    Louise Carvalho

    Responder comentário

  • 4 Daniel Luiz Costa | 16 de março de 2011 às 16:53

    Ótima abordagem a respeito do assunto! Sou grato pelos esclarecimentos. Você saberia me dizer o nome do rei que encomendou a criação da primeira taça?

    Responder comentário

  • 5 Gracielle | 24 de março de 2011 às 17:01

    Gostaria de saber como segurar o decanter depois da decantação para servir lo na taça.
    Obrigada

    Responder comentário

  • 6 Luiz Arthur Baldasseirine | 3 de janeiro de 2012 às 15:45

    Realmente essa matéria foi muito bem escrita! As pessoas costumam confundir principalmente as Taças de Vinho… Quem quiser ver algumas taças bem legais acesse o site http://www.modernidademoveis.com.br

    Responder comentário