Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Família Integrada

20 de agosto de 2009 | Categoria: Sem Categoria| 1 Comentário

Um espaço amplo e bem utilizado, valorizado pelo charme de uma bela decoração, garante praticidade ao dia-a-dia. Com destaque para a marcenaria, que proporciona um clima aconchegante em toda a casa

Em busca de um local que atendesse melhor aos momentos de confraternização em família, o jovem casal de empresários com três filhos pequenos solicitou à arquiteta Adriana Mendonça uma grande reforma na casa onde moram há 10 anos. Cada detalhe pediu uma atenção especial, para permitir que a família pudesse usufruir ao máximo a nova casa. A residência localizada em Tamboré, grande São Paulo, construída pela família, teve desde o início um estilo moderno marcante. A arquitetura grandiosa com diversas curvas dá mais ênfase a esta idéia. Com a reforma, essas características prevaleceram e foram os ambientes internos que ganharam ares de contemporaneidade a partir, principalmente, da integração total entre living, sala de jantar e lareira. O piso de madeira de demolição em todos esses ambientes reforça essa junção, transformando a residência em um local amplo e muito agradável.

As cores quentes dos objetos ajudam a manter o clima da lareira revestida de limestone, projetada pela arquiteta. Entre nichos ficam expostos os quadros da galeria Marília Razuk e a escultura Copacabana, de Domenico Calabroni. Os vasos longos de vidro e o de cerâmica dourada  servem de suporte para as estrelítzias amarelas. A mesa de centro e a lateral, ao lado da poltrona giratória, abrigam as almofadas coloridas de linho, o mesmo tecido de que é revestido o sofá. O tapete de algodão e sisal segue a mesma cor das cortinas. Sobre a mesa lateral com espelho  e as mini árvores de madeira da galeria Marilia Razuk.

Ao lado, os móveis ganham destaque entre as almofadas de linho com desenho de medalhão ao fundo, o delicado lustre da Simone Figueiredo Luz tem cúpula de seda e base de acrílico transparente.

Os proprietários, que otimizam o tempo que passam em casa, foram criteriosos em relação aos detalhes. Para isso o projeto tinha que ser minimalista e, depois de várias modificações, ele finalmente ficou pronto, faltando apenas transformá-lo em realidade. Durante a obra a família permaneceu na residência, mas isso não interferiu no andamento do trabalho, pois eles já conheciam a arquiteta e tinham um plano perfeito nas mãos.

Com um espaço pronto de 800m² para adequar as preferências dos moradores, que incluía a troca de todos os revestimentos e as mudanças entre os ambientes, alterando alguns e integrando outros, Adriana sugeriu algumas opções de materiais que se adequassem ao que a família precisava. Um deles foi a madeira que predomina em diversos pontos da casa, mudando apenas os tons e as formas: “É um material natural que aquece e dá aconchego aos ambientes, além da beleza”, comenta a arquiteta.

A integração continua com a varanda gourmet, projetada com churrasqueira sob medida e forno de pizza junto à bancada com pia. Para maior conforto da família, este espaço ganhou cobertura e fechamento de vidro em toda sua extensão, o que permite reuniões mesmo se o clima não colaborar.

Em relação aos ambientes o morador fazia questão de um local maior e bem equipado onde pudesse por em prática um de seus hobbies preferidos: cozinhar para os amigos e familiares. Para isso Adriana agregou o espaço de duas antigas despensas à antiga sala de almoço, transformando a cozinha em um espaço gourmet de aproximadamente 50m². Houve ainda, uma atenção redobrada com os assessórios, que tiveram de ser medidos um a um, para que os móveis fossem produzidos sob medida e os comportassem perfeitamente.

Amplitude somada a espaços bem decorados garantem aconchego ao living

Os vasos de cerâmica e porcelana nas prateleiras e os pendentes negros criam um clima elegante em meio à rusticidade dos móveis. Sobre o tapete está a chaise longue revestida de couro e, ao fundo, o quadro do artista Rodrigo Andrade (Galeria Marilia Razuk), que reafirma o visual contemporâneo que a família desejava.

O lavabo fica divido por um painel de madeira de demolição (Tauna) e tem bancada de limestone com metais Deca. A iluminação pode ser natural, controlada pela persiana de madeira  ou com as luminárias.

Nada como ter a praticidade de uma cozinha bem estruturada e equipada

A ampla cozinha recebeu bancada de Silestone marrom (Amazônia Fibras Naturais) e tampo de inox da Mekal com armários de freijó (JR Marcenaria). As panelas ficam mais acessíveis com o suporte de inox (Inglesa Metais) e a iluminação pode ser controlada pelas persianas de madeira

A arquiteta reservou uma parte do living para criar a sala de almoço, com cadeiras e luminária transparente. A combinação fica perfeita com a mesa redonda de madeira que segue no mesmo tom da porta de correr (Jr Marcenaria).

No home theater, o sofá foi reformado com tecido Regatta. Ao centro, o pufe redondo de couro natural segue o mesmo material das poltronas. A mesa lateral, que oferece espaço para o abajur de policarbonato, destaca o painel (JR Marcenaria) que dissimula o ar-condicionado e guarda os Cds e DVD’s.

Outro espaço importante para o proprietário, colecionador de vinhos, é a adega, eaborada de forma ampla, na antiga sala de jantar, para abrigar a um grande número de garrafas. Com fechamento de vidro e climatizada, ela preserva a qualidade aos mais variados tipos da bebida.

Por trabalhar em casa, a moradora pediu atenção especial ao escritório, solicitando sua otimazação com relação ao espaço. Para isso Adriana projetou um móvel que segue a curvatura da parede, além dos nichos fixos que garantem a organização necessária dos muitos documentos.

Organização nos momentos de relaxamento, em frente à tevê ou lendo um bom livro

No projeto original a clarabóia sobre a sala de jantar já existia, garantindo luminosidade natural, mas o uso da casa nesses anos todos provou que o excesso de luminosidade também não era bem-vindo, Para evitar que o sol do meio-dia incomodasse o almoço, a arquiteta criou uma brise de madeira maciça. A mesa reformada é servida por cadeiras com assento estofado de couro pespontado. Nas prateleiras, objetos de cerâmica e porcelana.

Outro diferencial da reforma foi a grande escada que se destaca no living, inspirada no projeto da embaixada italiana em Brasília. O morador tinha as fotos e pediu à arquiteta que elaborasse uma parecida. À primeira vista parece uma modernista construção de concreto, mas na verdade foi feita a partir de um guarda-corpo estruturado de madeira, que ganhou pintura especial assinada pelo Atelier de pinturas Adriana e Carlota.

Os tons neutros predominam em toda a decoração, ficando as cores mais vivas restritas a detalhes, como as almofadas listradas e o revestimento de linho do sofá. Nas paredes internas, o cinza e a textura com papel machê se misturam ao limestone da lareira, produzindo certa uniformidade que só é quebrada com os objetos.


Na tranqüilidade do quarto
, um painel que mescla acrílico com aplicação de adesivo fotográfico (Luciana Mendonça) iluminado por dentro e acabamento laqueado preto brilhante destaca a cabeceira da cama. Sobre a colcha, as almofadas ajudam a manter o clima aconchegante.

Os livros ficam acomodados nos nichos e para os momentos de leitura a poltrona com banqueta Charles Eammes, ou até mesmo na cama com a praticidade do abajur de acrílico são bem confortáveis.

As formas rústicas em meio à tecnologia ficam evidenciadas na sala de tevê com nichos e móvel baixo de freijó (JR Marcenaria) servindo de apoio para o bowl de madeira (LS Selection), a escultura Baiana e os demais adornos.

Com projetos de marcenaria bem planejados é possível ter espaço para tudo

O aspecto natural ganha vida em todos os ambientes, com a madeira, os tapetes de fibras na sala de lareira, o revestimento de bambu no escritório e até os materiais reciclados na sala de jantar com uso de papel machê. A iluminação foi executada para valorizar ainda mais cada detalhe, com spots embutidos nos locais certos.

O projeto foi elaborado cuidadosamente para refletir a personalidade dos moradores: apreciadores do moderno, mas também do aconchego e da praticidade, indispensável para facilitar a vida da família com três crianças.

No escritório funcionalidade é a palavra-chave. Cada cantinho foi planejado de forma que tudo fique fácil de acessar. Espaço para armazenar livros e documentos não falta com a bancada (JR Marcenaria) que segue perfeitamente a curvatura da parede. Nas prateleiras diversas, peças decorativas mantêm um clima descontraído.

A madeira mais uma vez ganha destaque, agora no quarto, em todos os móveis e revestindo parte da parede, formando uma prateleira sobre a cama para acomodar quadros com fotos e esculturas . A colcha marrom e as almofadas com tons pastel complementam o quarto, trazendo ainda mais tranqüilidade ao espaço.

A varanda gourmet com integração para o living é coberta e fechada com vidro em toda a sua extensão. A proteção traz mais conforto para os momentos descontraídos, regados por um belo churrasco. A mesa de madeira de demolição e as cadeiras revestidas de tecido da Celina Dias comportam os convidados. Na entrada da varanda para a casa ao lado da churrasqueira ficam poltronas, sofá e chaise para dar ainda mais comodidade aos visitantes.

A arquitetura da fachada, com uma brise de madeira produzida para encobrir as janelas da parte superior, realça ainda mais a construção. Na reforma, a porta da entrada também foi retirada, dando lugar a uma de 3m de largura, pivotante, de madeira de demolição com estrutura de ferro.

Luz natural em toda a casa com a varanda integrada e a brise na entrada

Transcrição: Esme Rodrigues

Fonte de matéria: Dcasa

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

1 Comentário