Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Apê Com Luz Cênica

16 de janeiro de 2009 | Categoria: Decoração| 4 Comentários

Com espírito de loft e iluminação de efeito, o apartamento de 110 m², em São Paulo, passou por reforma que o deixou moderno e mais amplo. O projeto, assinado pelo Superlimão Studio, prioriza as soluções simples e econômicas, com peças de padrão industrial e reaproveitamento de materiais


Para criar a iluminação cenográfica, perfilados metálicos percorrem os ambientes e sustentam os spots cromados com lâmpadas dicróicas e os refletores pretos com lâmpadas PAR 38, ambos da Eurolite. Todas as instalações elétricas ficaram aparentes e ganharam pintura roxa, mesma cor dos móveis.

Como em um palco, o clima dramático, romântico ou festivo é criado de acordo com o posicionamento dos refletores, iguais aos usados no teatro, neste apartamento de 110 m², nos Jardins, em São Paulo. Os efeitos são obtidos com a iluminação periférica em perfilados metálicos que percorrem o teto de todos os ambientes. Em vez de serem disfarçadas, as instalações elétricas aparentes destacam-se pintadas com tinta roxa. ‘Essa solução surgiu por acaso na hora da revisão elétrica e resultou na parte mais bacana da reforma’, afirma Antonio Carlos Figueira de Mello, 25 anos, sócio do Superlimão Studio.

Uma solução para tirar proveito da viga, que não pôde ser removida da cozinha: apoiar as prateleiras de madeira teca, a mesma dos armários, executados pela Marcenaria Imagil. Do piso de granito aproveitado, apenas uma faixa
foi restaurada

No lugar da parede removida entre a sala e a suíte, ficam os painéis deslizantes (2,10 x 2 m cada) de madeira com pintura automotiva, confeccionados pela Imagil.
Recolhidos atrás da estante, eles integram os espaços

Para facilitar a vida do morador, o Superlimão criou a atmosfera de um loft em parte do apartamento, que fica em um prédio dos anos 1960. O primeiro passo foi eliminar as paredes entre a cozinha, a sala, o corredor e dois dos três quartos. A suíte ficou com 30 m², incluindo o banheiro, e ganhou uma porta de correr gigante para ser isolada do living quando for necessário. Para reforçar a integração dos ambientes abertos, o proprietário escolheu os tons de preto, berinjela e lilás, que predominam nos acabamentos e na decoração.

Algumas vigas foram pintadas de berinjela para delimitar ambientes, como o quarto. Da cama, é possível assistir à TV e ver quem toma banho através da abertura com vidro fixo. Ao lado desta, cabides da série Huevos, da Ovo.

Reaproveitamento no banheiro: na área do lavatório, as paredes ganharam pintura com tinta acrílica e os metais foram coloridos com tinta epóxi pela Teya Ferragens

No boxe, as pastilhas de vidro (ref. VC 0006), da Jatobá, substituíram os velhos azulejos. Na troca das instalações hidráulicas, o cano do chuveiro ficou aparente.

A obra ainda envolveu a troca de revestimentos, como as pastilhas que cobrem parte das paredes da cozinha e dos banheiros. Para economizar, as louças e os metais antigos foram mantidos e renovados com pintura colorida. A maioria dos pisos foi preservada, inclusive o de madeira da sala. Nos quartos, o contrapiso recebeu uma massa regularizadora, que mistura cimento e cola, e acabamento de resina. Para ter mais aconchego na suíte, o morador pediu a forração com carpete felpudo.

‘Em todas as reformas, recuperamos o que está bom e entregamos a casa para o dono brincar com a decoração, como se fosse uma tela em branco’, diz Figueira de Mello, que tem como sócios o engenheiro civil e arquiteto Lula Gouveia, 31 anos, e o designer industrial Sergio Cabral, 31. ‘A característica do Superlimão é empregar mais criatividade e menos dinheiro, com o aproveitamento dos materiais’, afirma. Isso é arquitetura sustentável levada a sério, longe de modismos.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

4 Comentários

  • 1 simone | 20 de abril de 2010 às 17:36

    show esta decoracao…

    Responder comentário

  • 2 Letícia | 31 de maio de 2010 às 15:30

    Maravilhosa decoração, quero pra mim!

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Oi Letícia!

    Concordo inteiramente com você.
    Forte abraço!
    Esme Rodrigues

    Responder comentário

  • 3 marcos stabach | 16 de março de 2012 às 19:20

    gostaria de saber, se foi colocado azuleijo no banheiro, o preto e branco, ou se realmente eh pintura, se for pintaura, quero aprender a fazer.

    Responder comentário