Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Liberdade Para Ousar

14 de janeiro de 2009 | Categoria: Decoração Temática| 9 Comentários

Eles são pequenos e foram feitos para servirem de apoio para as áreas sociais da casa. Mas é nos lavabos que a criatividade pode reinar e inovações importantes de decoração podem ser experimentadas

Assim como no mundo da moda, onde nem tudo que sobe à passarela acaba nas vitrines e nas ruas, a decoração também tem limites impostos por necessidades próprias. Ao mesmo tempo em que as mostras e exposições são o ambiente ideal para o lançamento de produtos e tendências, há nelas também uma série de idéias que raramente ganha espaço nas casas, seja pelo alto custo, pela sua difícil manutenção, ou simplesmente porque podem causar um convívio desconfortável no dia-a-dia. Mas já em casa um ambiente que reúne as características certas para ousar e não passar despercebido, é o lavabo, que funciona como um ambiente de apoio ao estar, invariavelmente acessado por quem chega da rua, senta-se à mesa ou deseja retocar a maquiagem.

Geralmente pequenos e separados das demais áreas, os lavabos são locais em que o convidado sempre está sozinho. Por isso, tem liberdade para olhar, tocar e analisar cada detalhe da decoração. Não é à toa que para os profissionais, estes cantinhos são considerados uma espécie de “cartão de visitas” dos moradores e, portanto, merecem sempre materiais da qualidade e impacto, além de um esforço intenso para deixar o visitante confortável. Para fazer bonito vale tudo. Comece soltando a imaginação, e deixando-se inspirar por esta seleção.

Textura na parede

As cores se combinam e formam um conjunto que atinge em cheio o que os moradores do apartamento     dúplex, um casal de jovens executivos da área de comunicação, mais queriam: causar impacto em quem usasse o lavabo do pavimento inferior. O ambiente tem 7m² e foi decorado pela arquiteta Vania Gianfratti com materiais de alta qualidade. A começar pelas paredes,que receberam uma textura com tons de marrom da Terracor. Elas combinam com o piso de mármore usado para revestir o lavatório Crema Marfil polido, para revestir o lavatório, construido com um desenho inspirado nos tanques italianos da idade media. A bica cromada (Deca) foi colocada sobre o espelho, que vai até o teto para dar mais amplitude. Todos os acessórios foram feitos em metal cromado e o raque, que ajuda a organizar toalhas e outros utensílios necessários no espaço, é de vidro e metal.

Cores íntimas
O azul da Suvinil escolhido pela arquiteta Adriana Mendonça para pintar as paredes do lavabo de 2,90m² no apartamento de um casal que tem dois filhos diz muito a respeito da forma como a família começou. O casal é apaixonado por mergulho e se conheceu durante uma viagem que fizeram de barco com destino a um ponto onde o mar é azul e claro o suficiente para se admirar a vida marinha. Por causa disso, quando buscaram ajuda da profissional para decorar sua casa, fizeram um pedido para que todos os ambientes retratassem a paixão pelo mar que, no final das contas, os uniu. As louças e a bancada já existiam no local que, por não ser uma área molhada, possibilitou a arquiteta dispensar tratamentos especiais nas paredes antes de aplicar a tinta acrílica.

Pássaros românticos

criado pelas designers Maria Fernanda Correa Scabia e Fernanda Zveibil Coifman para um casal jovem e sem filhos, a pintura feita pelas artistas plásticas Lilian e Liat com tons de rosa e amarelo, que mostram dois pássaros sobre um galho e uma gaiola, contribuem para deixar a decoração ainda mais exclusiva e original. O trabalho artístico valoriza e dá destaque ao espaço pequeno oferecido pela família que gosta da natureza e aprecia a prática de esportes. A bancada feita de madeira de demolição foi planejada para oferecer comodidade e segurança no apoio, mas sem atrapalhar a completa abertura da porta. Já a cuba branca de sobrepor (Deca) permite o uso confortável e prioriza um visual mais moderno e arrojado.

Papel com toque natural
Para traduzir o bom gosto e a personalidade de uma família de quatro pessoas, um casal e dois filhos pequenos, a arquiteta Adriana Consulin decidiu apostar no revestimento diferenciado das paredes. O papel de parede (Versato) é importado e imita o efeito estético da madeira, como se existissem veios naturais. O acabamento sóbrio e de bom gosto fica por conta do piso porcelanato Crema (Portobello), mantendo a unidade das tonalidades utilizadas. A bancada de granito preto (Absoluto Marmoraria) foi escolhida para causar maior contraste, enquanto o espelho grande cria a sensação de amplitude dentro do espaço de 2,50×1,30m. Como a idéia era deixar o lavabo com detalhes mais luxuosos, a torneira Duna (Deca) foi escolhida para ficar sobre o espelho, enquanto a escultura da Lúcia Freitas destaca-se ao lado da cuba de apoio.

Colorido e jovial

Uma das principais necessidades de um jovem de 24  anos, que mora sozinho é estar bem em umambiente mais moderno e descolado. Com esta preocupação em mente,os arquitetos Luis Henrique Medeiros e Eliana Fiúza  prepararam um lavabo discreto, mas bastante eficaz, acabando com a  monotonia  do   branco tradicional. Para revestir as paredes do ambiente de1,50m², os profissionais escolheram um  papel de parede cinza (covering), cujo tom é sóbrio e  ao mesmo tempo ajuda a esquentar o ambiente. A  bancada de peroba do campo executada pela Cunha  Marcenaria, também é  elegante e simples. Com essa combinação, detalhes como a cuba de vidro transparente (Gumos) fica ainda mais valorizados, em um estilo que responde ao gosto de moradores mais  jovens.


Flores do Oriente

Um dos principais objetivos do arquiteto Luiz Setinger ao montar o lavabo no loft de uma executiva do ramo do aço era causar o máximo de impacto visual, mas sem deixar de lado o bom gosto. Encontrou no tecido estampado da Textura Classe A o produto perfeito para revestir a parede de 1,40×4,40m. Quem entra para lavar as mãos ou retocar a maquiagem depara com um revestimento incomum e de extremo bom gosto com flores desenhadas, que se integra com perfeição à bancada de madeira laqueada e à cuba branca. O espelho longitudinal (Santa Fé Vidros e Espelhos) na parede à altura de 40cm, é bastante funcional. Para contrapor as cores, o arquiteto escolheu amarelo mostarda para usar nas demais paredes, como forma de clarear o ambiente.

Painel de destaque

Planejamento e uso de materiais diferenciados deram ao lavado um papel importante dentro da rotina da família que vive neste apartamento dúplex em que moram um executivo e uma dentista, pais de dois filhos pequenos. A mãe gostaria que o lavabo, localizado no piso inferior, fosse montado para que as crianças pudessem escovar os dentes ali após as refeições, já que o fato de precisarem subir as escadas poderia desestimular a saúde bucal. Para manter a sofisticação que um lavabo deve ter sem perder a funcionalidade, as arquitetas Simone Bigoto e Ana Marinho planejaram um painel de madeira teca (Art J Marcenaria), que serve para embutir o espelho e dar suporte para uma gaveta em que ficam as escovas e pasta de dente. A parede foi pintada de vermelho, um tom quente que agrada a família, e combina com o mármore Crema Marfil usado na bancada e no piso.

Idéia ecológica

Elizabeth Braido, uma arquiteta jovem e que adora o estilo contemporâneo, queria montar em seu apartamento um lavabo com atmosfera mais quente, a qual transmitisse a seus amigos e convidados muito conforto, mesmo em um ambiente tão pequeno. Com ajuda de sua sócia Alessandra Ceceli, no espaço de 2m², a moradora escolheu pastilhas de coco (Primeira Linha) para revestir a bancada. O material sempre causa um impacto visual interessante e diferenciado. Sobre a bancada está a cuba de apoio retangular feita de Corian. Na parede, as arquitetas escolheram papel de parede com uma tonalidade mais sóbria, próxima do bege, que combina com os acessórios discretos e a louça de acabamento sofisticado. Para controlar a luminosidade e preservar a intimidade, a janela ganhou persianas que ajudam a manter o clima da casa gostoso até mesmo dentro do lavabo.

Madeira e espelhos
Um ambiente pequeno, mas acolhedor e sofisticado. É assim que as designers de interiores Juliana Guidugli e Maria Lucia Guidugli definem o lavabo criado por elas no apartamento de uma executiva solteira que gosta de abrir as portas da casa para os amigos e cozinhar para eles. A primeira decisão por dar ao lavabo um sistema de abertura diferenciado, uma pequena porta camarão que não ocupa espaço demais. Com liberdade para criar, as duas profissionais escolheram a perobinha para revestir o piso e uma das paredes (Bela Idéia), oferecendo acolhimento ao espaço de 1,50m². Uma faixa de espelho com luz fria colocada por trás foi montada na altura dos olhos, sobre a bancada de granito preto, que combina com o vaso para dar um toque a mais de contemporaneidade. Do outro lado do lavabo, a parede é toda revestida de espelho (Espelhos Art Vidros), criando sensação de maior amplitude. O toque final ficou por conta da cuba de cristal com desenhos de argolas assinada por Elvira Schuartz.

Tudo ao natural
Com uma área de 7m², o lavabo montado pela arquiteta Sueli Adorni na área da churrasqueira de uma casa em que mora uma família com cinco integrantes é um projeto ousado e natural. O maior impacto é causado pela parede do fundo, em que ficam à mostra seixos rolados com espaço para plantas e uma iluminação indireta (Del Luce). A solução atendeu o pedido dos moradores de ter um espaço diferente e inovador naquela área da casa. Mas a profissional foi mais longe e deu um acabamento de primeira às outras paredes, que foram revestidas com Limestone Fóssil Anticato (Tamboré Mármores) e pintura da artista plástica Dani Cortez. Outros diferenciais da ambientação são a moderna bacia da linha Cubo (Deca) e a torneira Quadratta clássica.

Textura requintada
O lavabo preparado pelas arquitetas Alessandra Pires e Carla Barranco, da A1 Arquitetura, para um casal jovem que gosta de reunir os amigos no apartamento dúplex de cobertura foi projetado para impactar visualmente. Quando os visitantes chegam ao espaço, que tem 1,80×2,20m, deparam-se com uma parede revestida de pedras trabalhadas com mosaico português (Di Mármore). Por ser um ambiente pouco usado pelos moradores, não se corre o risco da decoração tornar-se cansativa, as duas profissionais tiveram liberdade para criar um projeto mais requintado e com efeitos ousados. Os metais da italiana Punto e os puxadores cromados da Ketesi dão o toque de sofisticação desejado. No piso foi utilizado mármore Travertino romano bruto paginado, em forma de tábuas de madeira, que ajudam na integração com as portas e batentes de ébano feitas pela marcenaria Tora Tora

Suavidade impactante
Uma combinação de pedras, luzes e espelho ajudou a arquiteta Mônica Santerini a montar este lavabo especial. O proprietário desejava deixar o local impactante, mas ao mesmo tempo com uma atmosfera suave e agradável. O revestimento de pedras da Mosarte, chamado pela arquiteta de pavimento bege, colocado sem rejunte foi uma das maneiras de causar surpresa sem deixar desconfortável quem fosse até a bancada de mármore Travertino (Stonemar). A iluminação embutida por trás do espelho (Márcia Domingos) é outro ponto alto do trabalho, porque destaca e valoriza as pedras na parede ainda mais. O espelho (Divinal Vidros) foi colocado por trás da bancada para dar a impressão de que o pé-direito é maior, e deixar o espaço mais amplo.

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

9 Comentários

  • 1 Vida em harmonia | Modernidade Móveis | 20 de abril de 2009 às 17:23

    [...] cobertura, a varanda com churrasqueira é o prolongamento natural do home theater, bar, lareira e lavabo. “É um espaço multifuncional, que propicia relaxamento e, em dias de festa, basta abrir a [...]

  • 2 Portas Sempre Abertas | Modernidade Móveis | 14 de maio de 2009 às 21:35

    [...] de atividades. Na ala social, uma sala de música, home theater com lareira, sala de jantar, lavabo, escritório e uma brinquedoteca para liberar os netos. Na ala íntima, dormitórios e banhos de [...]

  • 3 PeterMontee | 3 de julho de 2009 às 1:03

    I congratulate, what excellent message.

    Responder comentário

  • 4 Esme | 3 de julho de 2009 às 12:07

    Hi Peter.
    How are you?
    We apreciate the attention and affection.
    A strong hug!!

    Responder comentário

  • 5 cintia | 15 de julho de 2010 às 16:39

    Oi, boa tarde!
    gostaria de saber se a porta do minúsculo valabo pode ser aberta para fora? é usual isso em arquitetura?

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Oi Cintia!
    Boa Tarde.
    Sim, à porta deveria ser aberta, sempre, para o lado de fora, não só para economizar espaço interno Mas para permitir acesso ao interior caso alguém desmaie dentro do cômodo.
    No entanto se um lavabo tiver área espaçosa e o dono preferir, pode abrir a porta para o lado de dentro.

    Forte Abraço!
    Esme Rodrigues

    Responder comentário

  • 6 Vanessa | 5 de abril de 2011 às 21:24

    Olá, estou a procura do papel de parede da foto acima,
    (flores do oriente) mas pelo que percebi na descriçao ele é em tecido.
    Gostaria POR FAVOR de saber onde posso encontrar esse material,
    pois estou a procura p/ colocar no meu lavabo.

    Obrigada

    Vanessa

    Responder comentário

  • 7 Anônimo | 15 de outubro de 2011 às 16:01

    I see a lot of quality posts in http://www.modernidademoveis.com !

    Responder comentário

  • 8 Anônimo | 12 de novembro de 2011 às 8:51

    My fovorite site is http://www.modernidademoveis.com

    Responder comentário