Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Truques para deixar sua casa maior

29 de outubro de 2008 | Categoria: Decoração| 13 Comentários

A casa parece pequena para acomodar tantos amigos? Comprou um apartamento novo e não sabe como mobiliá-lo, porque não há muito espaço? Os designers de interior Roberto Negrete e Myrna Porcaro ensinam dicas simples de decoração que passam a sensação de que o espaço disponível é maior do que realmente é.

Ponto de Foco- Ter um ponto de foco é uma boa distração. Quando se tem uma peça ou um objeto que chama muito a atenção, o visitante desvia o olhar da parede e elimina a noção de proximidade com ela. Pode ser um quadro iluminado, uma escultura num canto ou um arranjo de flores, como na foto. O objetivo é colocar a parede que limita o ambiente em segundo plano.

Vidro

Móveis de vidro sempre são uma boa pedida. Eles têm a mesma funcionalidade de outros materiais, porém nãoparecem ocupar tanto espaço, uma vez que a transparência dá aquela impressão de que não há nada ali

Espelhos Revestir uma parede de espelho aumenta consideravelmente o ambiente onde você está, porque elimina” as divisões do lugar – é como se não houvesse parede nem limites, apenas a continuação do espaço refletido.

Cores e Tonalidades

Se os pisos, paredes, tetos e portas forem da mesma cor ou de tonalidades parecidas, isso suaviza as restas e cantos do cômodo e proporciona uma sensação de continuidade, aumentando o ambiente.

Preto O preto não necessariamente causa uma sensação claustrofóbica. Assim como as cores claras, se utilizadas em todo o ambiente, o preto acaba dando uma noção de ambiente mais amplo. Mas cuidado: é preciso usar uma boa iluminação para que o cômodo pareça realmente ampliar os limites das paredes.

Menos Móveis Se o espaço é pequeno, tenha menos móveis, porém mais confortáveis. Se gosta de receber amigos, use cadeirinhas para acomodá-los. Se costuma ficar sozinho, compre uma poltrona ou um sofá pequeno, mas aconchegante. A idéia é economizar espaço.

Listras Verticais Listras verticais aumentam as paredes e faixas horizontais as diminuem. Opte por pinturas, revestimentos e materiais que “estiquem” as paredes.

Ilusão de Ótica Uma das maiores ilusões de óptica que a decoração pode proporcionar é quando a colocação dos móveis e peças, propositadamente, deixa espaços vazios pela casa. Concentre os objetos em um canto só, como na foto, e deixe um espaço livre no centro da sala, por exemplo. O recurso cria a sensação de ambiente amplo, além de facilitar a circulação das pessoas.

Luz e Amplitude Lembre-se de que luz e amplitude estão diretamente ligadas. Quanto mais luz, maior a sensação de espaço. Deixe entrar muita luz natural durante o dia e, à noite, invista na iluminação artificial para deixar o cômodo sempre bem claro.

Matéria extraida do Portal Terra Transcrição: Esme Rodrigues

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

13 Comentários

  • 1 Rodrigo | 30 de outubro de 2008 às 10:33

    Estou comprando um apt. de dois quartos, e estava preucupado com o espaço, com essas sugestões surgiram novas idéias. Muito legal essa matéria

    Responder comentário

  • 2 esme | 18 de novembro de 2008 às 12:09

    Olá, Rodrigo.
    Muito obrigado por seu comentário estimulante.
    Fico feliz por ajudar.
    Continue nos acessando e aguarde novidades no site e no blog.
    atenciosamente.
    Esme Rodrigues.

    Responder comentário

  • 3 felipe | 16 de fevereiro de 2009 às 11:43

    Ola , gostei muito desta materia. Ela ensina a aproveitar melhor o espaço da casa.

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Olá Felipe!
    Tudo bem?
    Muito obrigado pela gentileza de comentar.
    Aguarde novas matérias.
    Forte abraço!!!!

    Responder comentário

  • 4 Marisé | 20 de julho de 2009 às 16:09

    Gostei do comentário sobre as linhas verticais e horizontais, como isso funciona no chão ? Tenho que colocar piso / lajotas em minha churrasqueira que tem 4 m de largura por 15m de comprimento, como devo escolher o piso para que tenha um ambiente maior ?

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Olá Marizé.
    Como está?
    Quanto ao piso, se for utilizar placas de madeira, coloque com as listras no sentido da largura e pinte as paredes num tom claro.
    Se for utilizar lajotas, use um tom clarinho como o bege ou branco e pinte as paredes teto e portas com um tom semelhante para ampliar o espaço e dar sensação de continuidade.
    espero ter ajudado
    Forte abraço !!!!

    Responder comentário

  • 5 eunice | 25 de maio de 2010 às 8:58

    Olá,quero pintar a fachada da casa. Estou indecisa quanto a cor. Trata-se de uma frente relativamente pequena devido ser casa geminada. No entanto, a lateral e bem maior. Pensei até em pintar com a cor flamingo e janelas brancas,achei a cor forte demais. Mas, não quero pintar de branco nem verde. Por favor, uma sugestão! muito obrigada.

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Oi Eunice.
    Como esta?
    A fachada da casa sempre deve ser num tom forte, (embora existam as exceções).
    Sugestão: Paz Noturna 70RB31/090. Fascinação70BB49/082. Malva Prateada 70RB50/062 (violeta) Coral.
    Se quiser pinte a parte de dentro das laterais e a parte da frente de fora do muro com Faceta Azul 70BB59/118 e a casa de Terra dos sonhos 90RB37/175.
    No link abaixo você pode simular a cor e ver como fica na fachada. Como a pintura é externa você está livre para escolher a cor e tom que mais gostar.
    Link útil: http://www.modernidademoveis.com/blog/2008/11/28/simule-o-ambiente-desejado/. Clique em Simulador de Ambientes em seguida fachada e a família de cor.

    Forte abraço e até mais!
    Esme Rodrigues

    Responder comentário

  • 6 Maiara | 5 de julho de 2010 às 16:03

    Ola! Parabeens pelo blog, adooorei! Estamos fazendo nossa casa, e meu quarto ficou super pequeno, devido ao custo total da casa! ele tem 3x3m e um banheiro de 3×1,30! Gostaria de dicas para deixar os cômodos mais amplos e aconchegantes! Tenho ideia de colocar uma cama “suspensa”, um tablado em madeira com o colchão me cima, vou fazer de imbuia, pois o meu guarda-roupa é de imbuia tbm! Será que fica legal? alguma dica? Obrigada! beijos e parabens!

    Responder comentário

    Resposta de Esme

    Olá Maiara!
    Com certeza ficará muito bonito e você poderá aproveitar os espaços.
    Cores claras nas paredes sempre dão amplitude.
    Espelhos em uma parede também dão sensação de espaço maior.
    Nichos na parede também são uma boa solução para guardar objetos e contribuir com a decoração.
    Link no seu email. Algumas idéias de como aproveitar os espaços.
    Espero que goste das dicas!

    Muitos beijos!
    Esme Rodrigues

    Responder comentário

  • 7 Ivone | 24 de outubro de 2010 às 20:49

    OLÁ!
    AMEI AS DICAS, ESTAMOS COMPRANDO UM APARTAMENTO DE 67 M2, PORÉM A SUITE É MUITO PEQUENA 3,20 X 2,40 E O BANHEIRO 1,83 X 1,58. SE AS PORTAS (BANHEIRO E QUARTO FICAM NA MESMA PAREDE, EM QUE PAREDE POSSO COLOCAR O ARMÁRIO EMBUTIDO PARA QUE O QUARTO POSSA PARECER MAIOR. GRATA.

    Responder comentário

  • 8 glaucia abreu | 28 de dezembro de 2010 às 16:50

    Gostei muito da matéria. Acabei de comprar uma casa geminada, mas é bem pequena.
    Gostaria de uma sugestão para aproveitar o espaço existente embaixo da escada.

    Obrigada

    Gláucia

    Responder comentário

    Resposta de Esme Rodrigues

    Olá Glaucia!
    Tudo bom Amiga?
    Respósta no Blog da Modernidade. Clique no link abaixo.
    http://www.modernidademoveis.com/blog/
    Beijos.
    Esme Rodrigues

    Responder comentário