Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Varandas

25 de outubro de 2008 | Categoria: Decoração| 10 Comentários

Perfeita Integração
De frente para o mar ou uma represa, com vista para a cidade ou o campo, os terraços podem ser integrados à ala social ou íntima de casas e apartamentos. Veja as sugestões que escolhemos.

Já faz algum tempo que as varandas de casas e apartamentos deixaram de ser sinônimo de espaços abertos usados apenas como acanhados jardins. Nos últimos anos, elas ganharam churrasqueiras, desenhos e formas arrojadas e passaram a ser ambientes valiosos para receber os amigos ou aproveitar momentos de descanso, apreciando o vento e a bela paisagem. As sacadas tornaram-se tão importantes, que hoje arquitetos e decoradores se esforçam para deixá-las, o mais próximo possível, da sala de estar com todo o conforto dos móveis e objetos de primeira linha que compõem a decoração das áreas internas. Há quem promova inclusive reformas para tornar o espaço um agradável complemento da ala social ou íntima da casa, ganhando mais espaço e desfrutando de belas vistas.

A maioria das pessoas, que vive em grandes cidades e passa horas em escritórios e congestionamentos, sabe que vale a pena ter um oásis assim dentro de casa – aconchegante e, ao mesmo tempo, de portas abertas para a natureza. O desafio está em fazer uma integração de ambientes harmoniosa que ofereça praticidade, segurança e deixe o lar ainda mais bonito. Aí é que entram os profissionais especializados no assunto, capazes de identificar quando é o caso de derrubar paredes, unificar o revestimento do piso e redecorar a sala de estar para que todo o mobiliário combine entre si.

Para inspirar a mudança, foram selecionadas seis varandas de casas e apartamentos muito bem resolvidas. Com projetos de arquitetura e decoração que utilizam materiais modernos, como amplas portas e janelas de vidro, os moradores ganharam um local muito mais arejado e iluminado para relaxar. Não importa se é dia ou noite, os felizardos que apostam na integração, desfrutam de um cantinho muito mais gostoso para deitar e aproveitar o tão sonhado lar.

SINTONIA COM A NATUREZA

Para criar um refúgio perfeito para o casal e seus três filhos aproveitarem os finais de semana, as decoradoras Maria Célia Cury e Márcia Nogueira planejaram uma casa que estivesse em plena harmonia com a natureza exuberante da baía de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. A mobília rústica e as cores vivas foram inspiradas em um estilo de decoração que lembra os bangalôs asiáticos, com poltronas de fibra natural e mesas de madeira , que são resistentes e dão todo o conforto em um ambiente exposto à maresia. Com o living de 110m² integrado à ampla varanda, por meio de portas de correr de vidro, a vista privilegiada foi ainda mais valorizada, como se fosse um quadro vivo, para as horas de lazer e descanso. Por causa disso, Maria Célia escolheu cores claras – como o branco e turquesa – para colocar nas almofadas e estofados . Com essa combinação, este cantinho da casa tornou-se o espaço perfeito para receber os amigos na hora do almoço, descansar durante a tarde e até mesmo aproveitar para dormir enquanto estrelas estampam o céu.

Tempo de Descanso
Com 14.000m² de mata tombada como pano de fundo, o arquiteto David Guerra planejou, para um casal de jovens empresários e seu filho, uma casa em que a natureza é sempre bem-vinda. A porta de entrada para as belezas naturais do condomínio em Belo Horizonte é a varanda com piscina, integrada à área interna da casa por amplas janelas e paredes de vidro que favorecem a iluminação natural. A madeira ipê dos pilares, a peroba do campo na mesa próxima à piscina, combinando com o vermelho usado para pintar as paredes, aquece o visual. Poucos móveis foram colocados para facilitar a circulação entre os ambientes. Os escolhidos são peças que oferecem conforto de sobra, como a cadeira de balanço de Carlos Motta . Dessa forma, a casa se transformou em um local amplo para receber os amigos aos finais de semana e aconchegante o suficiente para que toda a família possa descansar e fugir da rotina da capital


PAISAGEM ENQUADRADA

Projetada para um casal e seus três jovens filhos aproveitarem os momentos de descanso e contato com a natureza, a casa de campo em um dos condomínios mais sofisticados de Minas Gerais foi toda pensada para valorizar a bonita vista da represa de Furnas. Um dos pontos altos do projeto das arquitetas Carolina Jardim e Silvia Guedes é a integração entre a varanda da piscina e a área de estar interna com paredes de vidro, que deixam os ambientes mais amplos e iluminados. A sala foi planejada como um grande living que se abre totalmente para a área externa, unindo-se à varanda harmoniosamente nos dias de calor. Com um pé-direito elevado e estruturas retas, a construção necessitava de uma decoração mais aconchegante. Para isso, elas usaram materiais rústicos, como a madeira de demolição (Wilton Marcenaria) no deque, pufes e mesa de jantar e o cimento queimado , deixando o ambiente mais receptivo para os convidados. Quando portas e janelas ficam abertas, o clima gostoso da piscina toma conta da casa e aí é só aproveitar a vista, brisa e o canto dos pássaros.

INTEGRAÇÃO E CONFORTO

No Rio de Janeiro, as temperaturas ultrapassam com facilidade a casa dos 30ºC e, por isso, a varanda é um dos locais mais gostosos de qualquer apartamento. No projeto assinado pela arquiteta Paloma Yamagata, a confortável sala de estar ganhou ar renovado com a integração da sacada, que antes da reforma tinha apenas 2m de largura e estava longe de ser um espaço aconchegante para a família e os amigos. Os dois ambientes agora são separados por portas deslizantes, que se escondem atrás das cortinas quando estão abertas, eliminando qualquer vestígio de divisórias, quando se deseja apreciar o ar puro e a bela vista da Cidade Maravilhosa. O sofá de fibra natural, que já pertencia aos moradores, foi colocado na varanda de frente para a sala para formar um único ambiente. O piso branco também é o mesmo nas duas áreas, ajudando a valorizar a relação entre os ambientes. Além de ampliar a área social, o projeto ainda criou uma interação maior com a churrasqueira, que ficava escondida. A bancada de peroba-do-campo, desenhada pela arquiteta, criou uma harmonia primorosa entre os espaços. Por fim, o painel ripado esconde os equipamentos de ar-condicionado, e completa com um clima bem natural

FOTOS: KITY PARANAGUÁ

PRATICIDADE E SOFISTICAÇÃO

Para abrigar uma moderna família, o antigo apartamento construído na década de 1960 no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro teve de ser adaptado. Pensando em ambientes confortáveis para o casal, os dois filhos adultos e os amigos que os visitam, o arquiteto Luiz Marinho decidiu fazer das varandas extensão dos ambientes da casa. No living, que integra hall, sala de estar e jantar, o piso de peroba dá unicidade ao ambiente, chegando até a cozinha. A varanda, transformada em parte do ambiente, ganhou ainda uma mesa com tampo de mármore de Carrara e quatro cadeiras . Os pufes madeira acomodam mais pessoas sentadas nas festas. Na suíte do casal, a varanda virou um espaço agradável para descanso e leitura. Com a poltrona e banqueta Trevo, o cantinho ficou mais aconchegante e muito útil. Porém, se a vontade é deixar o quarto fechado,portas de correr de vidro permitem que a privacidade seja mantida. Como um toque final, os toldos brancos garantem sombra e dão mais charme para os novos espaços da casa.

ESPAÇO BEM APROVEITADO

No apartamento do jovem casal paulistano, a varanda do living era um espaço pequeno e ainda possuía divisórias, que não permitiam o bom aproveitamento do espaço. Para melhor utilizar os 6m² da área externa, a proposta da arquiteta Cíntia Aguiar foi abrir o espaço como varanda e integrá-lo à área social, já que os moradores gostam de recepcionar os amigos dentro de casa. Assim, as portas foram eliminadas e executou-se o fechamento de vidro em toda a fachada. Ampliada para 54m², a área social que integra living, sala de jantar e home theater ficou mais confortável e espaçosa. Ainda mais com a utilização de móveis de tons neutros, como a chaise Charles Eames e o sofá de linho . Outro ponto que influenciou bastante na mudança radical feita na varanda foi o fato de o apartamento estar no 10° andar. Como o casal não tem vizinhos, o vento ali era muito forte e deixava a casa bastante fria no inverno. Para que o ambiente não ficasse descontínuo, por fim, o piso da área externa foi trocado para criar unidade.

Transcrição: Esme Rodrigues

Fonte nde Matéria: Dcasa

Categoria: Decoração

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

10 Comentários

  • 1 DAYANE RAMALHO DALLY | 23 de fevereiro de 2009 às 21:52

    PARABÉNS!

    LINDOS OS AMBIENTES… PURA MODERNIDADE!

  • 2 Maria das Graças | 3 de março de 2009 às 12:56

    Parabéns pelo bom gosto ,se possivel envie decoraçoes de salas e outras.Obrigada

  • 3 Maria das Graças | 3 de março de 2009 às 12:57

    Parabéns, por favor me envie decorações de casa parte interna estou construindo e gostaria de fazer uma boa decoração sem muito custo.Obrigada.

  • 4 Louise | 7 de março de 2009 às 14:35

    Olá Maria das Graças!
    Muito obrigada pelo conmentário.
    Pesquisando esse assunto achei alguns links na internet que são um verdadeiro tesouro para quem quer decorar com estilo e um custo acessível.
    http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI508780-EI4787,00-Decorar+a+casa+nao+precisa+custar+os+olhos+da+cara.html
    http://mulher.terra.com.br/galeria/0,,OI17967-EI1377-FI220498,00.html
    http://www.etoxtr.com/pt/3499.html
    http://www.easyhomedecorideas.com/in/pt/a-low-cost-home-interior-beauty-solution/
    http://www.discoverybrasil.com/homeandhealth/article.jsp?section_id=5&theme_id=18&subtheme_id=107&article_id=346&site=brazil

    Beijos e boa sorte!

  • 5 Esme | 9 de março de 2009 às 10:45

    Olá, Dayane !
    Obrigada por seu comentário estimulante.
    Aguarde novas matérias.
    Beijos mil !!!!!

  • 6 10 Convites ao Aconchego | Modernidade Móveis | 24 de março de 2009 às 21:01

    [...] abertas, era necessária uma lareira que gire 360º, o que permite aquecer tanto o living quanto a varanda, sem perder a possibilidade de manter o ambiente fechado. De metal preto fosco, flutuante e fixada [...]

  • 7 Régia | 8 de abril de 2009 às 21:16

    Olha!!!fiquei apaixonada!!! tava pesquisando as tendências de cores e decoção, e ví o seu trabalho,adoro tudo que é ligado a arquietura e decoração!!sou frustrada por nao ter trabalhado nessa área, hoje pesquiso p a minha casa mesmo!!!
    tudo de muito bom gosto!!!
    um abraço
    Régia

  • 8 Esme | 9 de abril de 2009 às 11:02

    Olá, Régia!
    Muito obrigada, por se expressar de forma tão gentil.
    São comentários como o seu que fazem nosso trabalho valer a pena.
    Beijos mil !!!

  • 9 Rose | 14 de janeiro de 2010 às 19:24

    Olá,

    Muito bom gosto. Adoro decoração, gostaria de idéias para decoração de sacada com churrasqueira, pensei em algo rústico, com poucos móveis e uma espécie de bar com duas banquetas altas, porém não consigo imaginar como ficaria…Estou cheia de dúvidas e se possível necessito de ajuda.

  • 10 Solimar | 18 de janeiro de 2010 às 11:57

    Bom dia Rose,

    Colocar um bar do lado de fora pode ser preocupante por conta da chuva, mas se a sua varanda for fechada, ótimo! Monte um bar com madeiras escuras e de preferencia para uma boa espessura, tipo 4cm. Abuse nas peças, como banquetas, na cor ocre. Para o Estar vc pode usar divans almofadados. E para ambientalizar tapetes de sisal e vasos com plantas.
    Beijos
    Arquiteta Solimar Isaac