Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

De dar água na boca

18 de outubro de 2008 | Categoria: Cozinha · Decoração · Sala de Jantar| Seja o primeiro a comentar!

Ambientes preparados especialmente para se deliciar com refeições bem feitas e com a união familiar, as salas de almoço ganham status ao integrar-se a cozinhas gourmet ou à ala social da casa.

Quem disse que beleza não se coloca à mesa é porque certamente não conheceu as últimas tendências de decoração para copas e salas de almoço. Com a busca cada vez maior por momentos de intimidade, esses ambientes tornaram-se verdadeiros palcos para reuniões familiares e de amigos, que costumam durar bem mais tempo do que uma simples refeição exige. Por isso mesmo, as copas tem ido além das paredes antigamente delimitadas e se integrado à cozinhas gourmet ou à sala de jantar e estar. A elegância e sofisticação ocupam não apenas a mesa, mas também as paredes, tetos, revestimentos, janelas e tudo mais que faça parte do projeto, sempre com detalhes marcantes inspirados na personalidade dos moradores. As salas de almoço criadas por profissionais antenados amplificam os valiosos momentos passados junto de quem se ama, proporcionando alegria e beleza tanto em ambientes integrados quanto em locais isolados do restante da casa, quando a privacidade familiar também fica garantida.

Menu na parede


O verde que cobre toda a parede lateral da copa e cozinha integradas já chama a atenção por conta própria. Mas o projeto assinado pela arquiteta Vanessa Féres, para a amepresária do ramo de moda, trouxe ainda mais ousadia e permitiu que a brincadeira pudesse ser realizada sempre que os amigos forem convidados para um almoço.

Com a tinta-lousa da Suvinil, o cardápio do dia e o modo de preparo das receitas podem ficar expostos em letras grandes na parede, de modo informal, mas não menos elegante. E já que as cores estão em alta, o pendente  sobre a mesa foi pintado com uma tinta vermelha especial. O ambiente é contemporâneo e, ao mesmo tempo, aconchegante e funcional, com móveis de madeira natural e também armários brancos com porta de correr (Florense) que facilitam a organização de todos os utensílios. Bastante ampla e ideal para encontros informais, a sala de almoço integrada à cozinha ainda conta com a facilidade de ter uma horta na varanda que fica logo em frente.

Praticidade total

Para um casal que passa a maior parte do tempo fora de casa e tem uma vida bastante agitada, a copa integrada à cozinha é uma das melhores maneiras de ganhar tempo sem abrir mão do conforto. Primeiro, para facilitar o deslocamento entre a mesa e a cozinha, as designers Karina Dimanas e Sonia Bonotto ampliaram o vão da porta, substituindo o modelo tradicional por outro de correr feito de vidro. Para marcar ainda mais a integração, a copa recebeu o mesmo tipo de acabamento da cozinha, com uma faixa de pastilhas de vidro pretas que realça o relógio e o lustre de inox, colocado sobre a mesa Saarinen com cadeiras de assento estofado. O conforto ao pisar fica garantido com um piso de tacão e o visual, pela persiana 50mm de madeira. Logo abaixo dela fica o aparador feito com laminado, vidro serigrafado e pintado com gofrato, que serve para organizar e deixar sempre ao alcance os utensílios usados no dia-a-dia.

Ambiente Requintado

Marcelo Rosenbaum levou ao extremo o pedido da família que queria um espaço amplo e aconchegante para ficar junto. Enquanto o restante da residência privilegia a intimidade, na área social o designer optou pela união quase total. A sala de almoço está literalmente dentro da ampla cozinha de linhas contemporâneas (móveis Favo e bancada de inox da Mekal) e é a partir dela que – ao se abrirem portas no sistema camarão – é possível acessar sem qualquer obstáculo a sala de jantar, que por sua vez une-se ao estar com lareira e varanda, criando dessa forma, um ambiente único para que o casal e seus dois filhos adolescentes possam aproveitar plenamente a companhia um do outro. Para ocasiões mais formais é possível isolar o estar e jantar da cozinha. Destaque do ambiente, a mesa Saarinen e as cadeiras Louis Ghost, assinadas por Philippe Starck, ganham destaque sob o lustre de cristal austríaco. As louças e vaso o arranjo é de Helena Lunardeli.

Almoço em família

O ritmo acelerado de vida da família que mora neste apartamento torna praticamente único o momento em que o casal está junto de seus filhos adolescentes, cada um com suas tarefas e responsabilidades das quais não pode abrir mão. Por isso, a sala de almoço projetada pela decoradora Rosana Silber teria de ser bastante acolhedora e íntima, separada da formal sala de jantar por uma porta tipo camarão. Contudo, o ambiente também precisava ser elegante e moderno, ideal para receber amigos e parentes para reuniões informais. Daí vieram as opções de acabamentos mais finos feitos com madeira clara e outras com laca branca, tudo somado ao conforto garantido pelas cadeiras Série 7. Para criar mais espaço e deixar marcante a sensação de amplitude, toda a louçaria foi eliminada e o lavabo sofreu alterações na planta. Nos móveis e armários projetados pela própria designer, as louças estão fáceis de serem retiradas quando há uma reunião com mais convidados e, então, o isolamento da sala de almoço é rompido.

Fonte de Matéria: Revista D’Casa

aa..

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

Nenhum comentário

  • Não existem comentários ainda. Deixe o seu!