Modernidade Móveis

Clássicos, Modernos e Contemporâneos

Acerte na cor da sua Casa!

8 de maio de 2008 | Categoria: Dicas| 5 Comentários

cores

ACERCA DAS SENSAÇÕES

1° Cores podem ampliar ou reduzir os espaços. Tons quentes e fortes costumam diminuir, pois criam uma sensação de proximidade. Já as cores frias e claras ampliam, transmitindo profundidade.

2° Para equilibrar um espaço retangular, pinte as paredes menores com um tom mais escuro. No caso de um corredor, diminua a sensação de túnel pintando de escuro as paredes das extremidades; elas pareceram mais próximas.

3° Para equilibrar uma sala quadrada, aplique uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.

4° Você quer que o teto pareça mais alto? Pinte-o em tom mais claro do que o das paredes. Quer que pareça mais baixo? Faça o inverso

5° Outro jeito de aumentar o pé-direito: pintar as paredes em dois tons, no sentido horizontal. Na parte superior use uma cor bem mais clara do que a da parte inferior

6° Para quebrar a monotonia, pinte uma só parede com uma cor vibrante, destacando um móvel interessante, uma planta vistosa ou um objeto bem decorativo.

7° Um objeto pequeno cresce diante de uma parede escura; em fundo claro, fica menor.

8° O espaço pequeno não tem que ser branco para parecer maior. Use tons fortes se houver boa luminosidade. Mas escolha móveis claros e objetos claros.

9° Você pode usar cores para dividir ambientes. Uma parede pintada com uma cor diferente ajuda a delimitar as áreas.

10° Monitores de TV e Vídeo devem ocupar uma parede neutra; caso contrário, a cor vai interferir na tela e criar desconforto para a platéia.

ACERCA DAS EMOÇÕES

1° Cores quentes (vermelho, amarelo, laranja, marrom, ocre) conferem sensação de aconchego e otimismo, ativando o raciocínio).

2° Atrevido, o amarelo é bem contraditório: associado à razão, ao intelecto, representa o sol a luz e o calor; irradia alegria e bom humor; mas também pode incomodar por irradiar alegria e bom humor, mas também pode incomodar por irradiar muita luz e às vezes é associado à raiva e à falsidade.

3° Reserve ao excitante vermelho, associado à ação e ao impulso, apenas pequenas áreas (uma parede, no máximo duas), a não ser que você queira justamente um clima excitante em algum ambiente.

4° Cores frias (azul, lilás, verde, cinza) estimulam o relaxamento, a intuição, a meditação, favorecendo a amabilidade.

5° Atmosférico o azul pode ser usado em grandes superfícies sem se tornar cansativo. Dizem até que ele reduz a pressão sangüínea. Na variação violeta, indica sabedoria. Mas o excesso, sobre tudo em matizes intensos, tem suas conseqüências: pode levar a uma introspecção profunda e isso o torna inadequado para pessoas com tendências depressivas.

6° O preto pode passar agressividade, mas se você deseja um efeito dramático ele é perfeito: está liberado para detalhes. Ele modifica o efeito das outras cores, realçando os tons. É a cor que menos reflete luz.

7° O branco (oferecido numa variada gama de tons) exige uns toques vibrantes aqui e ali, para não irradiar limpeza demais, dar sensação de aridez, de um ambiente impessoal, monótono, a ponto de parecer até hostil. É a cor que mais reflete luz.

8° Você sabia que o verde é a cor mais empregada na arquitetura e na decoração? Além de ser um jeito de trazer a natureza para dentro de casa, é a que menos cansa os olhos e assim, ajuda a combater a fadiga. O verde implica confiança e abundância.

9° Enquanto o verde é internacionalmente associado à permissão, o amarelo é bastante utilizado para indicar atenção, o laranja para sinalizar perigo, o vermelho para impor proibição. Pense nisso: não é por acaso que essas convenções foram adotadas…

10° No piso, cores densas, como o marrom, conferem sensação de estabilidade: tons amarelos sugerem modernidade.

Fonte de Matéria: Revista Utilíssima n° 10

Autor do post

avatar
Esme Rodrigues

Nasci junto com a Modernidade Móveis e da necessidade desta.

Mais da mesma

5 Comentários

  • 1 GIRLENE | 11 de novembro de 2008 às 11:28

    GOSTEI MUITO DESSAS DICAS VOU REFORMA A MINHA CASA E ESTAVA NO MATO SEM CACHORRO KKKK, OBRIGADA!

    Responder comentário

  • 2 Dicas de Decoração | Modernidade Móveis | 9 de abril de 2010 às 10:09

    [...] Experimente combinar folhas de plantas que estão à sua disposição com algumas gérberas de cores diferentes. O resultado é um belo vaso colorido, e o melhor – gastando muito [...]

  • 3 Acerte na Iluminação | Modernidade Móveis | 9 de abril de 2010 às 11:16

    [...] deve-se levar em conta o material e as cores de luminárias, porque eles podem refletir a luz e atrapalhar a iluminação. Para quem gosta de [...]

  • 4 Cores das Paredes | Modernidade Móveis | 9 de abril de 2010 às 15:18

    [...] Cores e suas influências [...]

  • 5 Paulo Sergio | 15 de outubro de 2011 às 19:17

    tenho um conj de estofados com assento bege e encostos listrado marrom escuro e bege, tbm quero colocar 2 poltronas com os estofados qual a cor ideal para as poltronas? a sala é na cor bege clarinho qual cor devo colocar na parede que vai as poltronas?

    Responder comentário